Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Solar Condes de Resende

A Casa Queirosiana de Gaia

Esta casa senhorial, antigamente conhecida como Quinta da Costa, localiza-se em Canelas no lugar de Negrelos, datando a notícia mais antiga do ano 1042.

Construída para residência na época Medieval, foi comprada e adaptada em 1984 para Casa Municipal da Cultura, pela Câmara Municipal de V. N. de Gaia depois de ter pertencido aos Condes de Resende que deram origem à actual designação. 

De realçar o jardim das Japoneiras ou das Camélias, com exemplares centenários, e a Estátua de Eça de Queiroz que nesta casa se enamorou de Emília de Castro Pamplona, filha dos Condes de Resende. 

Aqui funciona um Centro de Documentação Histórica, com documentação original desde a Idade Média, um Núcleo Museológico de Arqueologia, Arte e Antropologia e espaço de exposições temporárias e de Congressos.

Na programação anual destacam-se as festas do solstício de Verão e as comemorações queirosianas em Novembro, para além de actividades quotidianas nos domínios da arqueologia, história, antropologia cultural e património relacionadas com o Município e a região envolvente e afinal com todo o mundo com quem a história da Casa e as suas colecções a relacionam.

Áreas de intervenção: 

História
Investigação, estudo e divulgação da História Local e Regional; diáspora gaiense; personalidades e instituições; evolução do povoamento do território; História dos Condes de Resende e Roteiro Queirosiano de Gaia; História do Vinho do Porto; área de exposições na ala nobre do Solar.

Arqueologia
Escavações arqueológicas e estudo do respectivo espólio; estudo do espólio arqueológico da Colecção Marciano Azuaga; Núcleo museológico de Arqueologia.

Antropologia
Investigação de campo e documental; recolha de peças; projecto do Núcleo Museológico Rural na área de residência dos antigos caseiros; estudo e tratamento do núcleo etnográfico da Colecção Marciano Azuaga; Etnologia e folclore gaienses.

Património Cultural
Estudo, preservação, exposição e investigação; divulgação dos edifícios classificados do município e seus monumentos, conjuntos e sítios.

Colecção Marciano Azuaga
Divulgação dos diversos núcleos desta Colecção doada à Câmara em 1904.

Literatura
Divulgação de escritores gaienses e do espólio de J. Rentes de Carvalho.

Confraria Queirosiana
Instituição independente denominada Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana. Dedica-se ao estudo e divulgação da vida e obra de Eça de Queiroz e pretende reunir os queirosianos de todo o mundo. Publica uma revista anual intitulada Revista de Portugal.

Serviços Solar Condes de Resende
  • Centro de documentação: biblioteca com acesso grátis.
  • Arquivo Condes de Resende: documentação desde o século XIII até ao séc XX; consulta e estudo por marcação prévia.
  • Colecção Marciano Azuaga: colecção oitocentista; estudo de peças por marcação prévia.
  • Reservas de Arqueologia: espólio arqueológico resultante de intervenções no município de Gaia; acesso de acordo com a Lei.
  • História de Gaia e do Grande Porto: apoio permanente por telefone, fax, e-mail ou pessoalmente.
  • Gaiaomnia: "Gaiense do Mês"; "Jóia do Mês"; "Monumento do Mês"; "Tradição do Mês"; "Efeméride Gaiense"; "Instituições Gaienses".
  • Auditório e jardins: aluguer para eventos; possibilidade de realização de banquetes e espectáculos.
  • Bar: cafetaria e refeições ligeiras.
  • Loja: venda de edições e produtos Confraria Queirosiana. 

Horário:
Aberto todos os dias das 9h00 às 19h00 


Contactos:
Tv. dos Condes de Resende - Canelas 
4410 - 264 Vila Nova de Gaia 
Ver mapa

Tel: 227 625 622
Tlm: 960 413 442