Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Meu Bairro Minha Rua

O Meu Bairro, Minha Rua é um projeto da Câmara Municipal de Gaia que visa contribuir para a criação de uma nova forma de viver em comunidade, através de um trabalho muito próximo das pessoas, das famílias e das instituições, procurando garantir que as suas preocupações sejam sinónimo de um processo de revitalização permanente e participado por todos.
 
Este projeto integra duas áreas de intervenção que, embora distintas, são inevitavelmente indissociáveis: a área de natureza material, que engloba pequenas obras nos espaços públicos e a área de natureza relacional, que promove a coesão social e visa a criação de vínculos de confiança entre os cidadãos e as instituições.
 
Em articulação com os diferentes serviços do município, e tendo como âncora a proximidade com as escolas, são sinalizadas algumas zonas do concelho com maior necessidade de intervenção, nomeadamente intervenções pontuais, que resultam numa melhoria do espaço público e consequentemente no fortalecimento do sentimento de pertença.

Suportados pela necessidade de potencializar a participação e o envolvimento dos cidadãos, em parceria com o Instituto Padre António Vieira –  através do programa Ubuntu no Bairro - procuramos que o diálogo, as redes e a confiança, sejam os fatores críticos para a identificação de problemas e desafios que permitam evoluir para a construção de uma comunidade coesa, com objetivos de desenvolvimento comuns.
 
Cumpre-se assim o objetivo de promover a cocriação do espaço público através do envolvimento de todos, procurando resolver micro problemas com grande impacto na vida das pessoas.
 
Todos são convidados a ser agentes de mudança, fortalecendo uma rede de apoio e coresponsabilização entre as pessoas e para com os espaços.