Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Horário:
Segunda-feira a sábado, das 9h00 às 19h00

Horário de Verão:
1 de agosto a 31 de Agosto
de segunda a sexta-feira l, das 10h00 às 18h00

Polos de Leitura da Afurada, Sandim e Avintes
Segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Períodos de funcionamento extraordinário 
O horário poderá, com carácter excecional, ser alterado, designadamente na época de exames (habitualmente definido no período compreendido entre 1 e 30 de Junho e no período de 1 a 15 de setembro – dias úteis das 9h00 às 22h00 –, ou outro período que venha a ser definido para época de exames da Universidade do Porto).

A Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia, criada em 1933, é a instituição que conserva a memória do património local e reúne um vasto fundo bibliográfico que ascende a uma centena de milhar de exemplares. O edifício onde está hoje implantada foi criado de raiz e aberto ao público em 1979.

Integrada na Rede Nacional de Leitura Pública, a Biblioteca de Gaia, reabre ao público em 1997 depois de um breve encerramento para obras de ampliação e remodelação. Face ao crescente evoluir do seu Concelho, a Biblioteca de Gaia desempenha um papel preponderante e sobretudo uma activa participação junto da sua comunidade, construindo uma reciprocidade que cada vez mais é acompanhada pelas novas tecnologias da informação. 

Com base no Manifesto da Unesco (1994), os seus objectivos primordiais são: combater a iliteracia e fazer chegar a informação e cultura a todos sem excepção. A extensão do Concelho proporcionou a criação de Pólos de Leitura nas freguesias de Afurada, Avintes, Canelas e Sandim a fim de minimizar a distância à Biblioteca Central. Existem também as Bibliotecas de Perosinho e Oliveira do Douro. 

Em 2002, adere ao Programa Rede de Bibliotecas Escolares com a integração de quatro escolas do 1º ciclo do ensino básico Magarão - Avintes, Outeiro 1 - Oliveira do Douro, Vila D'Este - Vilar de Andorinho e Meiral -Canidelo. 


Em virtude das obras de remodelação nos depósitos da Biblioteca, alguns documentos encontram-se inacessíveis.