Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Instalações

Zona pública
As instalações têm aproximadamente 200 m2, divididos em área aberta constituída por rés-do-chão (r/c), piso superior e piso inferior.
Um pequeno anfiteatro encontra-se localizado no acesso ao piso inferior.
A receção/bengaleiro situa-se no átrio da entrada principal.
Dispõe de um bar, no piso superior, equipado com equipamento próprio e copa, que pode ser utilizado por serviços de catering.
Existem casas de banho públicas no piso inferior.
A casa de banho com acesso para pessoas com mobilidade reduzida encontra-se no r/c.
A zona de público dispõe de um sistema de música ambiente com sinais sonoros.

Átrio/Galeria de Exposições
O piso superior e o inferior da área aberta do AMG podem ser utilizados como espaços expositivos, para isso dispõem de equipamento adequado

Sala de Espectáculos
O AMG possui uma sala de espetáculos com uma plateia de aproximadamente 280 m2 (18,85/16.60m. x 19.20m.), para uma lotação máxima de 330 lugares, tendo 324 lugares sentados, mais 6 lugares para pessoas portadoras de cadeiras de rodas, sendo que todos os lugares dispõem de uma palmatória retráctil antipânico.
As cadeiras localizadas na coxia esquerda possuem palmatória dupla, o que permite a utilização por esquerdinos.
Os 324 lugares estão dotados de equipamento receptor (tradução simultânea) que permite a sintonia de diferentes línguas de trabalho, com transmissão por infravermelhos.
A plateia em auditório, ligeiramente circular, com cerca de 10% de inclinação para o palco, tem painéis em madeira de nogueira nas paredes e duas entradas laterais à direita, no piso inferior, com corredor junto à orquestra, e no piso r/c, com corredor entre a plateia. O teto, de cor preta, forma uma cúpula acústica por cima do proscénio/ fosso de orquestra.
Os acessos às cadeiras fazem-se por um coxia central e duas laterais, em escada, formando duas zonas de cadeiras. Atrás do corredor da entrada r/c, no fundo da plateia, existe um terceiro conjunto de cadeiras.
Os lugares para pessoas de mobilidade reduzida encontram-se no corredor do piso r/c.
A Cortina Régia é de cor bordeaux com abertura motorizada à americana.
A régie e a sala de projeção são um espaço único localizado atrás da plateia, elevadas cerca de um metro acima da última fila da plateia. A régie é separada da sala fazendo-se a comunicação por janelas.

Palco
O palco do AMG tem uma área de cerca de 260 m2, dos quais 60 m2 estão situados à frente da boca de cena. Esta tem 11,90 m de largura por 4,90 m de altura, provida de cortina régia. Este espaço é também dotado de um fosso de orquestra com cerca de 40m2.
É um palco clássico denominado "palco à italiana”, com proscénio e fosso de orquestra.
O palco tem 12 quarteladas centrais com 1,70 m (L) x 1,00m (C) cada e dispõe de 2 elevadores de cena (electro-hidráulicos de tesoura), além de um monta-cargas que permite a carga e descarga de equipamento cénico e outro.
O espaço está apetrechado com varas de iluminação e de cenários, sendo nove de accionamento manual, compensadas com contra pesos.
A iluminação é obtida a partir das varas e de torres laterais situadas no palco e na plateia, além de uma treliça monitorizada existente no limite do palco, onde são colocados os vários tipos de projetores existentes.
O palco não tem inclinação e está elevado cerca de 1,15m acima da primeira fila da plateia. É avançado, em forma circular, sobre o fosso de orquestra. Na continuidade das coxias laterais existem dois vãos de escada para acesso direto ao palco.
A direção de cena está localizada no lado direito do palco.

Subpalco
Tem uma altura útil de 4 m. É utilizado como espaço de movimentação de equipamento cénico e acesso ao fosso de orquestra. O subpalco tem ligação aos camarins e ao palco através de escada de serviço com 1 m. de largura. Um montacargas completa o espaço, onde existe ainda uma área de manutenção, arquivo e oficina de eletricidade.

Fosso de Orquestra
Circular do lado da plateia. É fechado por quarteladas com abertura manual. Tem dois níveis: 2 m. abaixo do palco em área aberta e 3 m. abaixo do palco, sob o proscénio.
O acesso faz-se pelo subpalco.

Cargas e Descargas
O acesso ao palco faz-se pelas traseiras do Auditório. A porta (2,90m.x 1,90m.) situa-se no fundo de cena e está 4 m. acima do palco. As cargas/descargas são efetuadas através de um monta-cargas que desce à cota do palco. No subpalco pára a 70cm do chão. O montacargas tem 3,70m. x 1,80m. suportando uma carga máxima de 500Kg.

Régie e a Sala de Projeção
A régie (som e luz) e a sala de projeção (cinema e vídeo) são um espaço único localizado atrás da plateia. Está elevada cerca de um metro acima da última fila da plateia. A régie é separada da sala fazendo-se a comunicação por janelas. Acesso interior à sala de espectáculos e ao palco.