Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

NPISA Gaia

Núcleo de Planeamento e Intervenção nas Pessoas  Sem-Abrigo de Gaia

Por deliberação do Conselho Local de Ação Social de Vila nova de Gaia foi criado o NPISA de Gaia Protocolado com entidades públicas e privadas a 30 de Junho de 2020.

Tendo presente a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA 2017-2023) em sede da Resolução do Conselho de Ministros nº107/2017,de 25 de Julho posteriormente revista pela RCM nº2/2020.

A estratégia Nacional (ENIPSSA ) orienta-se  em três principais áreas estratégias , configuradas em três eixos que se desenvolvem  em objetivos estratégicos :
  • Eixo nº 1-Promoção do conhecimento do fenómeno das pessoas em situação de sem-Abrigo. Informação, sensibilização e educação;
  • Eixo nº2- Reforço de uma intervenção promotora da integração das pessoas em situação de sem-abrigo;
  • Eixo nº 3 – Coordenação, monotorização e avaliação da ENIPSA 2017/2023.
 Tendo presente o conceito de Sem – Abrigo presente na Estratégia:
" Considera-se pessoa sem-abrigo aquela que, independentemente da sua nacionalidade, idade sexo, condição socioeconómicas e condição de saúde física e mental, se encontre:
Sem Teto, vivendo no espaço publico, alojada em abrigo de emergência ou com paradeiro em local precário.
Sem Casa, encontrando-se em alojamento temporário destinado para o efeito.”

A criação do NPISA Gaia visa dar uma resposta articulada e atempada, aos cidadão sem – abrigo do Concelho, centrada nas orientações da Estratégia Nacional, com os parceiros disponibilizados em sede de CLAS da Rede Social.

Com a assinatura do Protocolo de Parceria assumiu-se o compromisso de trabalhar para um diagnóstico do fenómeno, uma caracterização das necessidades e uma articulação e rentabilização dos recursos existentes. Comprometemo-nos com um modelo de intervenção de uma abordagem centrada na pessoa como um todo e no seu contexto de vida, um acompanhamento de proximidade assente numa premissa de qualificação e rentabilização de recursos humanos e financeiros.