Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Gaia Protege+: gabinete de atendimento a vítimas de violência


O Gaia Protege + é um gabinete de atendimento a vítimas de violência que iniciou a sua atividade a 21 de maio de 2018. Assim, pretende-se assegurar um acompanhamento da vítima que permita, à própria, potenciar a criação do seu projeto de vida que se deseja harmonioso e livre de violência, mobilizando, para o efeito, os recursos adequados existentes na comunidade e das suas instituições, bem como dos demais serviços existentes na autarquia. Assim, e através de atendimento personalizado, será levado a cabo o diagnóstico das situações concretas das vítimas, articulando os recursos existentes e desenvolvendo os esforços para serem asseguradas as condições essenciais face ao risco a que podem estar sujeitas e posteriormente o acompanhamento e/ou encaminhamento das vítimas para a resposta adequada, perante cada caso em concreto, e atendendo, entre outros fatores, ao seu bem-estar físico e psicológico, proteção e segurança. Por sua vez, deverá sempre ser prestada informação adequada às vítimas relativamente à tutela dos seus direitos, recursos e respostas, assim como das oportunidades de criação de condições para a sua inclusão, qualificação e ou reintegração, de acordo com os seus interesses e potencialidades próprias.

Considerando a necessidade de criar uma rede de parceiros de proximidade para melhor servir as vítimas do nosso território, foi instituída em 2019 a Rede Especialista de Intervenção com Vítimas de Violência (REIVV), da qual fazem parte instituições da área da saúde, das forças de segurança, do emprego e do apoio social e psicológico. 

 Deste modo, caso necessite de acompanhamento ou pretenda denunciar alguma situação de violência, por favor contacte-nos através do 223742441 ou 924090498, ou no gabinete na Praceta das Camélias, n.º58.