O Município de Vila Nova de Gaia tem em funcionamento o Plano Integrado Municipal para o Envelhecimento (PIME), que visa a estruturação de um conjunto de intervenções estratégicas integradas com intervenção direcionada ou potencialmente promotora do envelhecimento ativo e saudável. O PIME é um instrumento de ação que permite avaliar e responder às diferentes dimensões da problemática do envelhecimento, que se traduz em diferentes necessidades e oportunidades de intervenção com a população sénior. A implementação do mesmo baseia-se no direito a um envelhecimento digno, tendo em conta a promoção da qualidade dos serviços através da diversidade de programas e projetos ajustados e adaptados às necessidades sentidas.

Esta é uma área de aposta do Município, pelo que, ao longo dos últimos anos vem-se a dinamizar diferentes iniciativas e respostas, com o objetivo de melhorar a intervenção e ir ao encontro das necessidades dos Munícipes de Vila Nova de Gaia. Seguem algumas das iniciativas e programas em funcionamento no Município:
  • Passeios Culturais: inseridos no Plano Integrado Municipal para o Envelhecimento (PIME), com vista à operacionalização do Programa de Caminha Sénior, pretende-se a promoção do envelhecimento ativo, através da prática de exercício físico aliado à visita de espaços culturais e da promoção e interação social. Ao longo do ano são realizados diferentes passeio, sendo essa informação disponibilizada através da Rede Social do Município e do site municipal.
  • Projeto "A mim não me enganas tu”: tem como objetivos estratégicos promover a perceção de segurança na população mais velha, bem como criar programas de informação junto deste público-alvo. Neste seguimento, e com a intenção de dar continuidade ao trabalho desenvolvido e, ainda, promover e fomentar a partilha de temáticas pertinentes no envelhecimento, são planeadas diferentes sessões a realizar em diferentes locais do Município, com o objetivo de abranger diferentes Munícipes e com diferentes temáticas. Estas ações são divulgadas através da Rede Social do Município e do site municipal.
  • Chave d’Afetos – Programa de teleassistência: O programa "Chave d’Afetos tem como público-alvo pessoas com 65 ou mais anos, com inexistente/insuficiente retaguarda familiar, residente no concelho de Vila Nova de Gaia. O programa "Chave d’Afetos”, criado em 2011, é uma solução integrada, com componente tecnológica e humana, que identifica, monitoriza e dá assistência às pessoas de forma contínua, contribuindo para uma diminuição do isolamento social das pessoas desta faixa etária. Além disso, promove a inclusão social e as relações afetivas, potenciando um sentimento de segurança subjetiva, essencial para a permanência no seu domicílio, evitando a institucionalização involuntária e custos associados.
  • Comemoração do Mês do Idoso: O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de outubro. Este dia representa uma importante ocasião para homenagear e sensibilizar para as oportunidades e desafios colocados pelo envelhecimento da população. A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, tem um papel ativo nas questões relacionadas com a área do envelhecimento, comemorando esta data com um conjunto de atividades e iniciativas durante todos os dias do mês de outubro. As atividades são previamente planeadas, em parcerias com as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia do concelho, tendo como metodologia a constituição de grupos de trabalho, formados pelos técnicos de Ação Social destas entidades, que em conjunto com o município planificam as ações, abrangendo várias áreas e desenvolvendo-se por todo o território do concelho. A participação da população é bastante significativa, fomentando-se a intergeracionalidade;
  • Programa Municipal de Voluntariado Ser+Vizinh@: é um programa que tem como foco combater o isolamento da população mais velha, diminuir o risco e promover a inclusão social, numa lógica de trabalho em rede com a população local. Considerando a dimensão e heterogeneidade territorial e populacional do concelho, sentiu-se a necessidade de numa primeira fase, implementar este projeto numa freguesia, permitindo aferir a viabilidade do mesmo, bem como, a adesão por parte da comunidade. O programa encontra-se neste momento a ser alargado a todo o Município.

Dado este ser um município de grandes dimensões e com realidades bem distintas torna-se necessária uma constante adaptação e procura de respostas. É um objetivo intensificar a intervenção com as pessoas mais velhas, e ainda desmistificar estereótipos associados ao envelhecimento na comunidade, numa perspetiva em que o envelhecimento está presente ao longo da vida, de forma a construir sociedades mais justas e igualitárias.