Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
População esclareceu principais dúvidas sobre passagem do TGV em Gaia
Notícias e Destaques 21 Set 2023 População esclareceu principais dúvidas sobre passagem do TGV em Gaia Equipa técnica da Infraestruturas de Portugal ouviu preocupações
 
O auditório Maestro José Gomes, em Grijó, acolheu, a 21 de setembro, uma sessão de apresentação e de esclarecimento sobre a linha ferroviária de alta velocidade Porto-Lisboa, Fase 1 – Troço Porto/Soure, Lote A – Aveiro (Oiã)/Porto (Campanhã). Recorde-se que a 21 de agosto a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deu parecer favorável condicionado ao traçado. "Ponderando os impactos negativos identificados, na generalidade suscetíveis de minimização, e os impactos positivos significativos perspetivados, emite-se decisão favorável condicionada”, ao traçado proposto entre o Porto e Aveiro para a linha de Alta Velocidade (LAV) Porto- Lisboa, pode ler-se na DIA (Declaração de Impacto Ambiental).

Tratou-se de uma iniciativa aberta à comunidade que aqui pôde manifestar as suas preocupações sobre o futuro traçado e conhecer melhor o impacto e as eventuais medidas mitigadoras deste que, para Eduardo Vítor Rodrigues, "é um projeto extraordinário para Portugal e para Vila Nova de Gaia”. O presidente da autarquia deu as boas-vindas ao auditório repleto de pessoas, deixando, no final, uma garantia: "podem continuar a contar com o Município como um parceiro no diálogo com a IP e no trabalho em rede com os técnicos”.

Em Gaia, a LAV terá uma extensão de 14 quilómetros de via dupla em bitola ibérica, com túneis de quatro quilómetros de extensão (quatro obras). A estação em Santo Ovídio terá ligação direta ao Metro do Porto, através da linha amarela (em fase final de construção) e a futura linha rubi. Está, ainda, incluída uma nova travessia no Douro, em ponte rodoferroviária. 

Seguir-se-á a fase de projeto de execução que deve ser feita em articulação estreita com os municípios e as juntas de freguesia envolvidas. O impacto do futuro traçado deve ser sempre menor do que o que foi inicialmente previsto. Neste âmbito, a técnica responsável pela apresentação, Cândida Castro, salientou que, em termos de medidas preventivas, com base em experiências passadas, 80% foram aprovadas. De forma a assegurar e encontrar soluções para as pessoas que são direta e indiretamente afetadas, Cândida Castro revelou que, durante a fase de projeto de execução, a IP fará um estudo de impacto socioeconómico, tratando-se de "algo inovador e adequado para a dinâmica territorial muito intensa” de Vila Nova de Gaia.

No decorrer do próximo ano, avançará o concurso público, sendo que apenas em 2025 prevê-se que exista obra no terreno. 

Conheça a apresentação divulgada na sessão: Aqui