Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Porquê votar
Entre 6 e 9 de junho de 2024, milhões de europeus participarão na definição do futuro da democracia europeia por ocasião das eleições europeias.

É um momento único em que todos podemos decidir coletivamente sobre o futuro da União Europeia. Votar é sempre importante, seja a nível local, nacional ou europeu. Trata-se de uma excelente oportunidade para dar a sua opinião sobre os temas que considera relevantes.

Use o seu voto para ajudar a mudar o mundo em que vivemos
Por vezes, esquecemos que o resultado das eleições europeias tem um impacto sobre um grande número de pessoas. O Parlamento Europeu adota leis com repercussões sobre todos: países de grande dimensão e pequenas comunidades, empresas poderosas e jovens empresas, tanto a nível local como global.

A legislação da UE abrange as prioridades da maioria das pessoas: ambiente, segurança, migração, políticas sociais, direitos dos consumidores, economia, Estado de direito e muitas mais. Atualmente, todos os assuntos de relevância nacional comportam também uma perspetiva europeia.

O seu voto decidirá quais serão os deputados e as deputadas ao Parlamento Europeu que o(a) representarão quando se tratar de elaborar novas leis e terá uma influência na eleição da Comissão Europeia. Estas decisões vão contribuir de várias formas para o seu quotidiano e o de muitas outras pessoas.

Use o seu voto para dar resposta aos desafios globais que nos rodeiam
Num mundo cada vez mais complexo, instável e interligado, a União Europeia está confrontada com desafios globais que nenhum país da UE pode enfrentar sozinho. Dar resposta aos múltiplos desafios que enfrentamos não é uma tarefa simples – e votar é o meio de que dispõe para influenciar o rumo a seguir.

Use o seu voto para defender a democracia
A democracia não é um dado adquirido. Trata-se de uma conquista coletiva — e de uma responsabilidade coletiva em que todos temos um papel a desempenhar.

A democracia começa connosco - as pessoas. Ganha os seus contornos graças ao nosso voto nas eleições europeias, e as decisões que dela decorrem têm influência nas nossas vidas. Se não participamos, também não podemos moldar o futuro; mas, mais do que isso, a democracia parlamentar europeia perde vitalidade e os seus valores ficam desprovidos de sentido.

Quanto mais pessoas votarem, mais forte será a nossa democracia.


Plataforma NAU