Diabetes em Movimento® arranca em Gaia em outubro
Notícias e Destaques 05 Jul 2023 Diabetes em Movimento® arranca em Gaia em outubro Participação é gratuita e referenciada por médicos e enfermeiros
« Diabetes em Movimento®» é um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2 que está a ser implementado em Vila Nova de Gaia numa parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o ACES de Gaia da Administração Regional de Saúde do Norte, o ACES de Espinho-Gaia da Administração Regional de Saúde do Norte, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

A coordenação nacional é realizada pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

As sessões de exercício físico vão decorrer a partir de outubro, às segundas, quartas e sextas, no Pavilhão Municipal Nelson Cardoso e no Pavilhão de Gulpilhares, e serão dinamizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros.

A participação é possível, e gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde do ACES de Gaia, do ACES Espinho/Gaia e do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, Serviço de Medicina Interna e Consulta de Medicina Diabetes.
Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existe mais de um milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento, melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.

Ver Cartaz (PDF)