Eventos Concurso Nacional de Leitura Biblioteca Pública Municipal de Gaia
XIV EDIÇÃO – Concurso Nacional de Leitura 2020-21
O Concurso Nacional de Leitura (CNL) é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em parceria com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) e a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com o apoio dos Agrupamentos de escolas, Autarquias e Bibliotecas Municipais, sendo objetivo principal o estimular do gosto e do prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.
A Fase Intermunicipal da Área Metropolitana do Porto, organizada pela Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, destinou-se a apurar 2 alunos, por cada nível de ensino, que participarão na Fase Final do Concurso (a 19 de maio de 2021 - prova escrita de pré-seleção online e a 5 de junho de 2021 - prova pública de palco).
A Fase Intermunicipal, em formato online, decorreu em dois momentos. No dia 14 de abril foram realizadas as provas escritas com a participação de 170 alunos de 15 concelhos da Área Metropolitana do Porto, tendo sido selecionados 20 alunos (5 por cada nível de ensino) que prestaram as provas orais a 21 de abril.
Os 170 alunos provenientes de 104 escolas da Área Metropolitana do Porto foram acompanhados por 77 Professores Bibliotecários.
Os alunos vencedores apurados para a Fase Nacional são:

1.º Ciclo
Leonor Moreira Pinto | Escola Básica da Gandra| Gondomar
Vasco Silva Gonçalves | Escola Básica 1 de Corim | Maia

2.º Ciclo
Mariana Coelho Oliveira | Escola Básica de S. Martinho | Santo Tirso
Matilde Carvalho Figueiredo | Escola Básica Soares dos Reis | Vila Nova de Gaia

3.º Ciclo
Camila Sequeira Baptista de Miranda Ribeiro | Escola Secundária Carolina Michaëlis | Porto
Marta Teles Júnior | Escola Básica e Secundária de Rebordosa | Paredes

Secundário
Maria João Alves de Sousa | Escola Secundária de Paredes | Paredes