Bocarra
Eventos 27 e 28 Abr 2024 Bocarra Auditório Municipal de Gaia
Auditório Municipal de Gaia
27 e 28 de abril, às 19h30

O DDD – Festival Dias da Dança volta a passar por Vila Nova de Gaia, com 3 espetáculos, o primeiro dos quais, uma estreia – Bocarra, de Luísa Saraiva.

«Bocarra é uma peça sobre a mecânica do corpo em movimento como instrumento sonoro, partindo do repertório de canto polifónico feminino da Península Ibérica sobre sentimentos de amargura e violência. Compreendendo muitas destas canções como tradições de não-conformidade e de resistência, trabalhamos com uma fisicalidade entre o cuidado e a violência e as qualidades vocais particulares destas formas musicais. Em colaboração com os artistas sonoros Inês Tartaruga Água e Francisco Antão, propomos um entendimento dos objetos/instrumentos musicais como seres orgânicos e extensões dos órgãos internos, da respiração e do corpo físico. Com os performers Luisa Alfonso e Alexandre Achour trabalhamos o canto através dos corpos no espaço, para além das categorias binárias e exclusivas de registo e alcance vocais.» M/12.
Luísa Saraiva.

Ficha Artística
Direção artística e coreografia: Luísa Saraiva; Criação e interpretação: Luisa Fernanda Alfonso, Alexandre Achour, Luísa Saraiva; Instrumentos: Inês Tartaruga Água; Desenho de som: Francisco Antão; Desenho de luz: Cárin Geada; Figurinos: Isabelle Lange; Treino vocal: Fabíola Fernandes; Treino de autodefesa: Zeina Hanna, Manuel Peréz Bouza; Produção executiva: Apricot Productions (DE), Mariana Costa (PT); Produção: Crybaby GbR e Associação Calote Esférica; Coprodução: DDD – Festival Dias da Dança, La Manufacture CDCN Nouvelle Aquitaine e PACT Zollverein; Financiado pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Ministério da Cultura e Ciência do Nordrhein-Westfalen/NRW Landesbüro Freie Darstellende Künste; Apoio: Residencias Paraiso, Colectivo RPM.

A 8.ª edição do DDD – Festival Dias da Dança realiza-se entre 23 de abril e 5 de maio nas cidades do Porto, Gaia e Matosinhos. No ano em que se assinala o 50.º aniversário do 25 de Abril, o DDD junta-se à efeméride para celebrar a Liberdade. Ao longo de 13 dias serão apresentados 27 espetáculos, entre os quais 9 estreias absolutas e 13 estreias nacionais.
Programação DDD aqui.

Bilhetes à venda na Ticketline (online e postos de venda) e nas bilheteiras dos Auditórios Municipais (AMG e CTEB).
Programa sujeito a eventuais alterações por motivos imprevistos.
Mais informações através do Tlf. 223 771 820 ou e-mail bilheteira.amg@cm-gaia.pt.