Serviço de Leitura
O serviço de Leitura tem a seu cargo o atendimento, consulta, reprodução e a pesquisa presencial na Sala de Leitura, ou on-line na aplicação X-arq, para fins de estudo e investigação.
O serviço de Leitura tem a seu cargo o atendimento, consulta, reprodução e a pesquisa presencial na Sala de Leitura, ou on-line na aplicação X-arq, para fins de estudo e investigação.
A pesquisa presencial carece de marcação prévia, presencialmente, por telefone (227342450) ou por correio eletrónico para balcaosl@cm-gaia.pt, sendo para o efeito registado através da Ficha de Leitor/Leitura. Todos os pedidos têm acompanhamento especializado da equipa do AMSMB, disponível para todos os esclarecimentos necessários para que o processo de pesquisa seja profícuo e rápido.
A reprodução de documentos é concretizada mediante formulação de pedido presencial, na Sala de Leitura, ou online através do preenchimento e envio da Ficha de Leitor/Leitura.
Serviço de cedência de espaços
O AMSMB dispõe de um auditório, equipado com sistema de som e projeção, uma sala de exposições e uma sala de reuniões. A lotação do auditório é de 50 lugares e 10 na da sala de reuniões
Estes espaços estão destinados à promoção e divulgação do espólio do Arquivo Municipal e apresentação de trabalhos de investigação, mas que também podem ser cedidos para a realização de palestras, cursos, conferências e reuniões, bem como mostras e exposições dos ativos do Concelho.
O pedido deverá ser realizado através do balcão virtual municipal, ou através do preenchimento do REQ569 e do envio para arquivo@cm-gaia.pt.
Consulte o Regulamento nº 730/2019 Regulamento Municipal de Taxas e Outras Receitas do Município de Vila Nova de Gaia para informação relevante.
Consulte o Regulamento nº 730/2019 Regulamento Municipal de Taxas e Outras Receitas do Município de Vila Nova de Gaia para informação relevante.
Serviço de Gestão Documental
O serviço de Gestão Documental abarca todas as áreas de tratamento arquivístico, desde a organização e preservação do acervo documental à sua disponibilização e difusão da informação. Nele estão incluídas as seguintes operações técnicas:
• Incorporação documental – receção, limpeza, acondicionamento e instalação de documentação.
• Descrição – Operação que consiste na representação exata de uma unidade arquivística, e/ou de instalação, e das partes que a compõem, através da recolha, análise, organização e registo de informação que sirva para identificar, gerir, localizar e explicar a documentação de arquivo, assim como o contexto e o sistema de arquivo que o produziu.
• Seleção, avaliação e eliminação documental – Determinação do valor arquivístico e/ou histórico dos documentos de arquivo, com vista à fixação do seu destino final: conservação permanente num arquivo definitivo ou eliminação, após o respetivo prazo legal de conservação.
O serviço de Gestão Documental engloba igualmente atividades de restauro preventivo.
Atividades de conservação e restauro


O AMSMB atua proactivamente na conservação preventiva da documentação através procedimentos iniciais de diagnóstico do estado físico da documentação e, posteriormente:
• Higienização
• Desinfestação
• Controlo de pragas
• Monitorização ambiental (temperatura, humidade e luz)
• Acondicionamento
Quando as peças arquivísticas necessitam de intervenção de conservação ou de restauro, a equipa responsável atua com técnicas e materiais específicos para garantir recuperar as peças de documentação sem comprometer a estabilidade físico-química dos documentos, sejam papel, encadernação, pergaminho ou outros.
Consulte as recomendações da DGLAB para os comportamentos e regras de manuseamento próprias de manuseamento de documentos históricos.