Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Túnel de Santo Ovídio reabriu ao trânsito
Notícias e Destaques 26 Jun 2023 Túnel de Santo Ovídio reabriu ao trânsito Estrutura esteve encerrada durante dezoito meses
 
A véspera da noite mais longa do ano em Vila Nova de Gaia, 23 de junho, foi assinalada pela reabertura ao trânsito, dezoito meses depois, do túnel de Santo Ovídio, integrado na obra de extensão da Linha Amarela do metro até Vila d’Este. Concluída esta estrutura, é agora possível devolver ao trânsito este importante acesso de entrada e saída na cidade, cumprindo-se, assim, o prazo previsto pela Metro do Porto para a intervenção. Esta reabertura permite descongestionar a rotunda de Santo Ovídio que tem suportado, desde novembro de 2021, todo o tráfego. 

"Esta é uma reabertura há muito esperada, mas feita no prazo inicialmente definido. Era uma obra de enorme envergadura, mas completamente necessária. Agora devolvemos o acesso direto à Avenida da República e da avenida à autoestrada, melhorando a mobilidade e terminando com o constrangimento que estava a acontecer em Santo Ovídio. Esta é, por isso, a primeira etapa de outras que ainda vão chegar, como a extensão do metro até Vila d’Este”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia. 

Tiago Braga, presidente do conselho de administração da Metro do Porto, define esta reabertura como a conclusão de uma das fases do procedimento construtivo em curso. "A abertura deste túnel significa que temos o viaduto concluído e entramos noutra fase da empreitada, a fase de acabamentos”, afirmou, relembrando que os prazos estão a ser cumpridos com rigor: "em cinco meses conseguimos montar o viaduto, com a respetiva integração urbana”.