Saiba mais sobre o primeiro parque temático do concelho
Notícias e Destaques 02 Jun 2023 Saiba mais sobre o primeiro parque temático do concelho Equipamento inclui um balão gigante, um avião e um baloiço

Foi em pleno Dia Mundial da Criança, 1 de junho, que a Câmara Municipal de Gaia inaugurou o primeiro parque temático de uma rede composta por 12 que estarão dispersos pelo concelho. Localizado à entrada do Parque da Lavandeira, «A Volta ao Mundo em 80 Dias» promete uma viagem alucinante pela obra histórica de Júlio Verne, tendo como ponto de partida a grande moral desta história: "os nossos sonhos realizam-se quando embarcamos num veículo feito de persistência e coragem”. A implementação deste parque temático, com um custo de cerca de 860 mil euros, insere-se no contexto da recente requalificação do Parque da Lavandeira, tendo sido uma oportunidade para um investimento na área de lazer e recreio intergeracional de maior qualidade e diversificação.

O novo parque contempla dois equipamentos lúdicos e escultóricos que fazem alusão aos veículos utilizados na altura em que a obra foi escrita (1873), nomeadamente um balão gigante e um avião, tendo-se ainda acrescentado um baloiço. O balão, por exemplo, incentiva brincadeiras e imaginação, permitindo que as crianças despertem o sentido aventureiro e explorador. E nem a vertente inclusiva foi esquecida, uma vez que o avião influencia de forma positiva crianças com dificuldades de visão, permitindo experimentar texturas, ou mesmo crianças com dificuldades motoras que poderão ser posicionadas por um adulto na cabine, brincando inclusivamente com outros usuários e desempenhando um papel de liderança. As estruturas de rede impulsionam o desenvolvimento da coordenação entre membros e, nesse caso, por serem pequenas, são muito adequadas para usuários com dificuldades. Por fim, o baloiço é também um equipamento inclusivo, permitindo baloiçar de forma segura e divertida, podendo ser utilizado por pais e avós numa interação conjunta. Ao longo do percurso, o utilizador é também convidado a desvendar enigmas que o levam a reconhecer a narrativa da história original.

A criação de uma rede de parques temáticos implementada à escala do concelho tem como finalidade o estabelecimento de um circuito de equipamentos de recreio e lazer que se distinguem de outros parques infantis, pelo seu caráter multigeracional e inovador, e que no seu conjunto cumprem vários objetivos: estimulam a brincadeira e a interação intergeracional no espaço exterior; contribuem para uma melhoria da saúde e da qualidade de vida dos seus utilizadores; satisfazem as necessidades de desenvolvimento e de recreio, tanto das crianças como das famílias; promovem a coesão social das comunidades; enriquecem habilidades cognitivas, motoras, físicas, sociais e espaciais; e potenciam o lazer e a pertença de lugar.

Peter Pan, Pinóquio, Abelha Maia, A Bela e o Monstro, Alice no País das Maravilhas, A Bela Adormecida, Os Descobrimentos, O Principezinho, Parque Musical, Rede Social e Os Quatro Elementos (Ar, Água, Terra e Fogo) serão as denominações dos restantes parques. Todos eles contarão uma história através de uma narrativa própria, quer a partir dos equipamentos lúdicos e escultóricos escolhidos, quer através do mobiliário urbano e da vegetação. A rede continua a construir-se. Depois do concurso público ter ficado deserto, os parques temáticos associados ao Pinóquio (Jardim Soares dos Reis) e à Abelha Maia (Jardim do Candal) vão avançar com novos procedimentos, que incluem a requalificação dos espaços envolventes.