Notícias e Destaques 30 Mai 2017 Requalificação do Areinho de Avintes já começou Autarquia prevê que a intervenção fique concluída em nove meses

Fruto de um investimento municipal de 1,5 milhões de euros, o Areinho de Avintes, em Vila Nova de Gaia, estará pronto em nove meses, de acordo com previsão da autarquia. A requalificação começou no dia 26 de Maio, na presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, numa cerimónia que culminou com uma libertação de aves.
O investimento é inteiramente municipal, estando integrado num projeto global de 10 milhões de euros que inclui outras empreitadas de requalificação da Frente Fluvial do Rio Douro, algumas delas cofinanciadas pelo Ministério do Ambiente.
Esta intervenção no Areinho de Avintes irá decorrer ao longo de nove meses e mesmo ocorrendo durante a época balnear, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, garantiu que serão criadas condições para que o espaço continue a poder ser utilizado nesse período. "Aqui nascerá um espaço aprazível com zona de merendas, ciclovia, zona pedonal, reabilitando um espaço com as melhores práticas”, descreveu o autarca.
João Pedro Matos Fernandes, por sua vez, lembrou que esta intervenção está associada a três outras cofinanciadas pelo Ministério do Ambiente. Trata-se da recuperação dos muros e das retenções marginais até à escarpa da Serra do Pilar com adaptação do espaço às alterações climáticas e com o objetivo de mitigar o efeito das cheias. Para o ministro do Ambiente, "é muito relevante que este investimento esteja a ser feito. Esta era a parte do rio do lado de Gaia que foi sempre muito menos olhada no passado”, referiu.