Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Projeto vai pôr idosos do concelho a cantar
Notícias e Destaques 18 Jul 2023 Projeto vai pôr idosos do concelho a cantar «Cante pela sua saúde» vai chegar a instituições sociais
 
A Câmara Municipal vai estabelecer uma parceria com vista à implementação do programa de intervenção «Cante pela sua Saúde («Sing4Health»), um projeto que, integrando o esforço municipal de promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população sénior, procura ser gerador de dinâmicas positivas que envolvem as instituições e os cidadãos. Trata-se de uma iniciativa direcionada para a promoção da saúde física e mental, do bem-estar subjetivo e social e da funcionalidade cognitiva de pessoas com 65 anos ou mais, gerando momentos de lazer e de saúde singulares resultantes da participação individual e comunitária em torno do canto e da música.

Para a implementação do projeto, é criada uma equipa de intervenção constituída por um pianista, um diretor artístico, artistas convidados, assistentes para os seniores, psicólogas e responsáveis por audiovisuais para recolha de imagens das diferentes etapas. Durante seis meses é desenvolvido um programa de canto, com duas sessões de 120 minutos por semana, com um mínimo de 50 e um máximo de 200 participantes. Estas sessões contam com dinâmicas de grupo, registo do repertório ensaiado em cada uma, reuniões mensais de acompanhamento e a orientação de diferentes professores. Como corolário desta "missão coletiva” assumida por orientadores e participantes, haverá um espetáculo final que resulta do trabalho de equipa desenvolvido com o objetivo comum de promover o empenho, a alegria e o entusiasmo de todos. Pretende-se, aqui, desenvolver competências artísticas e de comunicação, mostrar a um público distinto o impacto do programa de canto nas suas vidas e capacidades e, convidando as famílias (além do público em geral), promover a sua aproximação e facilitar laços entre gerações.

O canto e a música podem ser um importante instrumento municipal de envelhecimento ativo, de bem-estar e de qualidade de vida dos cidadãos. Os resultados da concretização do programa «Cante pela sua Saúde» evidenciam efeitos positivos ao nível do afeto positivo, bem-estar social, autoestima, memória verbal, saúde física percebida e inflação sistémica. Pelo impacto positivo nas pessoas e nas comunidades, a utilização do canto e da música como instrumentos de promoção do envelhecimento ativo e do bem-estar tem sido recomendada por diversos especialistas para as populações seniores.
Este projeto partiu de uma ideia da cantora Anabela, apresentada e financiada no âmbito do Orçamento Participativo Portugal 2017. Desde então, foi implementado em inúmeros municípios e diferentes instituições por todo o país. É implementado pela Facetas de Talento, uma empresa de produção de espetáculos musicais, contando com parceiros como a Universidade do Porto, a Misericórdia de Gaia ou a Fundação Belmiro de Azevedo.