Projeto «Biovoluntários» coloca jovens mais próximos da floresta
Notícias e Destaques 02 Ago 2023 Projeto «Biovoluntários» coloca jovens mais próximos da floresta Iniciativa decorre ao longo do mês de agosto

A Câmara Municipal de Gaia, através da Divisão de Juventude e a Divisão do Ambiente e Combate às Alterações Climáticas, em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude, está a promover, durante o mês de agosto, o projeto «Biovoluntários», que está integrado no programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.

Em concreto, os jovens participantes vão realizar atividades de controlo e remoção de espécies invasoras após identificação das áreas ocupadas. Para Elísio Pinto, vereador da Juventude da Câmara Municipal de Gaia, "ser voluntário é um ato nobre, com um alcance social tremendo. Uma experiência deste género dota os jovens de competências extraordinárias e de uma perceção mais apurada e sensível da realidade. O Biovoluntários, para além da sua dimensão ambiental em si, é uma alavanca para uma sociedade melhor e mais inclusiva”.

No «Biovoluntários», os jovens participantes, para além de novas oportunidades, experiências e desafios, têm acesso a um kit de voluntário, uma bolsa diária de 12 euros, um seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil, e um certificado de participação.

De referir que a Câmara Municipal de Gaia realizou uma candidatura a Capital Portuguesa do Voluntariado. Para além da Estrutura Municipal de Voluntariado Inteligente e Organizado de Gaia (EMVIO), o Município possui, através do gabinete de juventude, o programa «Gaia Jovem+», que pretende ir ao encontro das necessidades dos jovens nessa área.

Sobre o «Biovoluntários», se tens interesse em participar em projetos de juventude e voluntariado jovem, disponibilidade e vontade de aprender e contribuir para melhorar a floresta e o ambiente, podes ser um dos selecionados.

+ INFO: