Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Programação do 25 de Abril continua
Notícias e Destaques 02 Mai 2024 Programação do 25 de Abril continua Ainda há muito para ver no âmbito do 50.º aniversário
Imagem da notícia
Se o 50.º aniversário do 25 de Abril já passou, e até o mês já terminou, o mesmo não pode dizer-se da vasta programação desenhada pelo Município para comemorar esta importante data nacional. Na verdade, das artes plásticas à música ou ao teatro, há ainda muito para ver e conhecer em Vila Nova de Gaia ao longo do mês de maio.

Até domingo, 5 de maio, ainda é possível conhecer a exposição «GaiAbril 50 Anos | 1974-2024», no corredor da ala das celas dos frades do Quartel da Serra do Pilar. Um trabalho do Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner, com a colaboração de um vasto conjunto de instituições e personalidades, que nos remete para um passado muito recente e para todo o contexto que antecedeu e sucedeu uma das datas mais importantes da nossa história coletiva. Com entrada livre, está aberta de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, e aos fins de semana e feriados, das 10h às 18h. Em data a anunciar, irá está patente também na Casa da Presidência.

Já na Biblioteca Pública Municipal, é possível visitar, até 31 de maio, a exposição organizada pelos Artistas de Gaia intitulada «50 anos do 25 de abril». Inserida no Projeto Onda Bienal, a mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h30, e aos sábados, das 9h00 às 17h00. Ainda na Biblioteca, e igualmente até ao final deste mês (com o mesmo horário), está patente «O Legado de um cravo», composta por um conjunto de painéis que, de forma apelativa, coloca sob os holofotes todo o período histórico desde a instauração da ditadura até à Constituição de 1976. 

Finalmente, na Casa da Presidência, está patente a segunda parte da da exposição «Na sequência da liberdade». Com curadoria de Agostinho Santos, conta com trabalhos de ilustres artistas como Cruzeiro Seixas, Albuquerque Mendes, Júlio Resende, Paulo Neves, Siza Vieira, Violante Saramago Matos, entre muitos outros. São obras integradas no projeto «Museu de Causas/Coleções Agostinho Santos», colecionadas ao longo dos anos e que abordam temas de intervenção social como a violência, a guerra, a paz, as questões ambientais, o racismo, a xenofobia e a discriminação entre homem e mulher, entre outras temáticas. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira (15h às 19 horas) e aos sábados (10h às 12h30) e tem entrada livre.

Também na música, haverá ainda dois momentos, certamente, marcantes. O «Concerto 25 de abril – 4 Bandas de Música» levará ao Pavilhão Municipal de Gaia (25 de maio, 21h30) as atuações das bandas musicais de Avintes e Leverense, da Sociedade Filarmónica de Crestuma e da Sociedade Musical 1º de Agosto. A 26 de maio, às 11h, será a vez de o Auditório Municipal de Gaia receber uma edição especial da iniciativa «Concertos em Família», com «Luís de Camões e o Fado?... isso são outros 500!». Com direção artística de João Costa, inclui as atuações do fadista Pedro Ferreira, acompanhado por João Martins na guitarra portuguesa e Lino Lobão na viola, bem como do Ensemble per Celli da Escola de Música de Perosinho e da Biblioteca Púbica de Perosinho.

No teatro, e no âmbito do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, está agendado para os dias 18 e 19 de maio, às 21h30, no Auditório Municipal de Gaia, «Another Rose», de Sofia Santos Silva, uma peça que pretende transmitir um eco de resistência e união.

Por fim, no cinema, a programação dos auditórios continua a incluir alguns filmes que se enquadram no espírito e nos valores do 25 de Abril. São os casos de «A sindicalista» (8 de maio, 15h30 e 21h30, no Cineteatro Eduardo Brazão), de Jean-Paul Salomé; «A sala dos professores» (14 de maio, 15h30 e 21h30, no Auditório Municipal), de Ilker Çatak; «Dança primeiro. Pensa depois» (15 de maio, 15h30 e 21h30, no Cineteatro Eduardo Brazão), de James Marshel; ou «Eu, Capitão» (28 de maio, 15h30 e 21h30, no Auditório Municipal), de Matteo Garrone.

O programa completo pode ser consultado aqui.