Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com programa vasto

Consulte aqui todo o programa (PDF)

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal, em conjunto com diversos parceiros, está a organizar um programa diversificado que arrancou já a 13 de março, com a inauguração da exposição «Na sequência da Liberdade».

As comemorações integram a realização de sessões solenes nas 15 uniões e juntas de freguesia, com a entrega simbólica de medalhas alusivas a personalidades e entidades ligadas à comunidade local. Teatro, música, dança e exposições serão, ainda, outros domínios de uma agenda rica, com sessões e concertos para todos. Haverá ainda espaço para o cinema, com a promoção de filmes alusivos ao período revolucionário, como «Soares é Fixe!», «Viagem ao Sol» ou «Revolução (Sem) Sangue». O dia 25 de Abril será também assinalado com um cortejo cívico de Abril, entre o Jardim do Morro e a PraÇa (Centro Cívico).

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia, "hoje, é imperativo honrar e preservar o legado de Abril. A memória da ditadura e das conquistas extraordinárias do Portugal democrático é, por vezes – vezes de mais –, esquecida. Ao fim de 50 anos, a censura, a tortura e a guerra colonial distanciam-se para o seu lugar na História. Deram lugar a um país que foi capaz de criar um Serviço Nacional de Saúde, uma Escola Pública que oferece a todos as mesmas oportunidades. Em que todos podemos votar e participar ativamente, e em liberdade, na definição do nosso futuro”.
O programa completo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Gaia está ainda a ser atualizado, estando sujeito a alterações.