Praias de Gaia estão ainda mais inclusivas
Notícias e Destaques 27 Jun 2023 Praias de Gaia estão ainda mais inclusivas Nesta época balnear, as praias têm placas informativas em braile

Inclusão é a palavra de ordem para a época balnear que agora se inicia, com novidades para a comunidade invisual que visita a orla marítima do concelho, nomeadamente com a implementação de placas informativas em braile. A 27 de junho, num momento simbólico, foi aberto o período mais aguardado do ano, com a entrega das bandeiras azuis às vinte praias galardoadas de Vila Nova de Gaia. A praia do Senhor da Pedra não foi um local escolhido ao acaso. Aqui está o concessionário mais antigo do país, José Bernardo, com 55 anos de experiência nesta matéria.

Este ano, Portugal tem 394 praias com Bandeira Azul, mais uma do que no ano passado. Cerca de 90 desses locais galardoados estão no Norte, sendo que Vila Nova de Gaia, com vinte praias com Bandeira Azul, é o concelho que mais se destaca. "Para nós, ter praias com bandeira azul já é uma rotina, mas é uma rotina que exige um enorme trabalho de preparação. Deixo, por isso, um profundo agradecimento a todos os que contribuem para a excelência das nossas praias. Queremos que todos sejam sempre bem recebidos, com água um pouco mais fria ou quente, mas uma coisa é certa: o nosso coração estará sempre quente para acolher quem nos visita”, partilhou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia.

Relativamente às novidades para a época balnear que foi agora formalmente aberta, Miguel Lemos, presidente do Conselho de Administração da Águas de Gaia, começou por falar no reforço da capacidade inclusiva das águas balneares do concelho. "As nossas praias são inclusivas por natureza. Têm condições para receber todas as pessoas, mas temos seis praias que olhamos com um carinho ainda mais especial. São praias 100% acessíveis, em que oferecemos um serviço adicional, em parceria com as associações humanitárias de bombeiros”, adiantou.

Depois da construção de passadiços especiais, da colocação de bandeiras com o sistema ColorADD para cidadãos daltónicos e da colocação, de forma piloto, na praia de Salgueiros do sistema de leitura em braile (o que levou à atribuição da distinção de praia mais acessível do país), este ano houve uma aposta mais aprofundada neste tipo de informação específica para a comunidade invisual, com a colocação na praia do Senhor da Pedra de um painel informativo sobre a Capela do Senhor da Pedra, acompanhado por uma miniatura do monumento em 3D, um projeto realizado em parceria com a comunidade de invisuais. Além disso, todas as praias terão informação em braile para melhor acolherem todas as pessoas, sem exceção.

Miguel Lemos fez ainda referência ao acompanhamento que é feito nas zonas fluviais do concelho. "Não sendo consideradas praias, não é obrigatória a presença de nadadores-salvadores. No entanto, ao longo dos anos, a Águas de Gaia tem assumido a presença destes profissionais, através de contratação direta, nos quatro espaços fluviais de Gaia, acompanhados pelo sistema de balizamento para que, quem decide usar esses espaços para lazer, possa fazê-lo em segurança”, explicou o responsável, deixando também um alerta para que a população não adote comportamentos de risco e também esteja "do lado da segurança”.

Por fim, a praia de água quente, que fez sucesso o ano passado em Canide Norte, foi uma aposta ganha e, por isso, com pequenos melhoramentos, a infraestrutura vai reabrir ao público no próximo dia 1 de julho, a partir das 10 horas. Trata-se de uma piscina com água do mar aquecida, localizada entre os bares Grão de Areia e Ar de Mar. Tem 20 por 25 metros, profundidade máxima de um metro e água a uma temperatura entre os 28 e 29 graus, sendo 100% sustentável uma vez que é usada água do mar aquecida por painéis solares. Segurança e sustentabilidade ambiental continuarão a ser os focos deste projeto.