Notícias e Destaques 24 Fev 2023 Por uma economia azul sustentável nas regiões costeiras de Gaia, Espinho e Porto Estratégia de Desenvolvimento Local «Douro Atlântico 2030» foi apresentada

O Fórum de Arte e Cultura de Espinho acolheu a 23 de fevereiro a cerimónia de apresentação da Estratégia de Desenvolvimento Local «Douro Atlântico 2030», responsável pela co-construção e implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local para o território costeiro e pesqueiro de Espinho, Vila Nova de Gaia e união de freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (Porto). A parceria constituída através deste protocolo irá submeter uma candidatura ao Aviso DLBC-99-2022-01 - Reconhecimento dos GAL e seleção das Estratégias de Desenvolvimento Local (2021-2027) do Programa Mar 2030.

Trata-se de uma parceria composta por agentes económicos, sociais e institucionais intervenientes nos processos de desenvolvimento da economia azul sustentável e na promoção do desenvolvimento das comunidades piscatórias e de aquicultura de Espinho, Gaia e Porto. Tem como finalidade a concretização e implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local «Douro Atlântico 2030», cuja conceção assenta nos recursos e potencialidades do território, sendo dinamizada através do envolvimento dos diferentes parceiros e atores locais.
Deste modo, o GAL Douro Atlântico, com 32 entidades parceiras, pretende atuar como organismo intermédio do Programa Mar 2030, ficando responsável pela divulgação dos objetivos da intervenção, promoção da criação de sinergias locais que possibilitem o aparecimento de iniciativas válidas que concorram para o seu alcance, e pela implementação dos processos administrativos a que obedecem as operações.

Promover a economia azul circular, as energias renováveis e a eficiência energética; preservar e valorizar o património e a identidade cultural das comunidades piscatórias; promover a inovação e empreendedorismo na Economia Azul; incrementar a participação, educação e literacia dos rios e oceanos; promover circuitos curtos de comercialização e mercados locais e incentivar a cooperação inter-organizacional no contexto da Economia Azul são os objetivos a que se propõe esta parceria, que envolverá um investimento global na ordem dos 4,3 milhões de euros.

Por sua vez, existirão cinco projetos âncora que envolvem os territórios alvo desta parceria, nomeadamente: Arte Xávega (Município de Espinho), Incubadora Economia Azul (Inovagaia), Mercado da Foz (união de freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde), Torre de Vigia (Município de Gaia) e Walk in Atlantic (Interinstitucional).

A ADRITEM (Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria) será a entidade gestora. Por sua vez, do órgão de gestão farão parte as seguintes entidades: ADRITEM, Área Metropolitana do Porto, Escola Profissional de Espinho, Gaiurb e Sport Club do Porto. A eles caberá a responsabilidade de garantir a dinamização e gestão do GAL, assegurar a participação dos parceiros na implementação das atividades, aprovar os avisos de abertura de concursos, decidir sobre as candidaturas apresentadas, entre outras funções.