Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
pilrito-das-praias
Notícias e Destaques 07 Mai 2021 Pilrito-das-Praias recuperado e devolvido à Natureza Ave foi tratada pela equipa do Parque Biológico
 
A 9 de abril, um pilrito-das-praias foi encontrado muito debilitado na Ribeira do Espírito Santo (praia de Miramar). Foi, de imediato, trazido para o centro de recuperação do Parque Biológico de Gaia, apresentando paresia dos membros pélvicos, sinais de enterotoxémia com alguma falta de tónus muscular, motivo pelo qual não conseguia andar e/ou voar, estando, por isso, sujeita ao ataque por qualquer predador.

Ao longo de três dias, fez reidratação oral com soluções específicas, por sonda esofágica, a cada quatro horas. Dois dias depois, já apresentava sinais de melhoria, tentando manter-se em pé, sacudindo e fazendo a higiene das suas penas. Por essa altura, começou a comer alimento concentrado e bichinhos da farinha, mas não se detetavam melhorias ao nível do aumento de peso. Começou, então, a ser alimentado com areia com pulga do mar, tendo passado dos 49g para 63g. 

Foi, finalmente, devolvido ao seu habitat natural, a 5 de maio, na Reserva Natural Local do Estuário do Douro

Saiba mais sobre esta espécie:
www.parquebiologico.pt