Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Dia do Município
Notícias e Destaques 20 Jun 2023 Personalidades e entidades homenageadas no Dia do Município Catorze medalhas entregues como sinal de “respeito e admiração”
 
O Dia do Município foi assinalado, a 20 de junho, com as habituais homenagens a diferentes personalidades e entidades que merecem o reconhecimento e apreço por parte de Vila Nova de Gaia. "Os homenageados desta noite são parte do trabalho coletivo, desta credibilidade que se constrói ao longo do tempo, parte do desenvolvimento do nosso país, mas fundamentalmente significando parte do desenvolvimento do concelho de Gaia”, começou por dizer Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal. "Aos homenageados deste dia, o Município tributa o respeito e admiração por cada uma e por cada um. Passam a partir de hoje a ser cidadãos de Vila Nova de Gaia”, congratulou-se. 

Neste dia especial, Gaia homenageou um total de 14 personalidades e entidades. Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, recebeu a Medalha de Honra e o título de «Cidadão Honorário de Vila Nova de Gaia», pelo notável percurso científico, académico e profissional prestado às problemáticas do ambiente. O mesmo título foi entregue a Graça Feitas, ex-diretora geral da saúde, pela sua liderança durante a pandemia de covid 19; Luís Portela, fundador e presidente da Fundação Bial, pelo seu contributo prestado à Ciência; e Sidónio Pardal, professor, pelo seu notável trabalho na arquitetura paisagista e urbanista, marcada também pela sua intervenção no Parque de S. Paio, em Gaia. 

A Câmara Municipal entregou, ainda, a Medalha de Mérito Cultural, grau Ouro, a Avelino Rocha, pelo seu notável e diversificado percurso artístico, e a Fátima Vieira, professora catedrática de Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pela notável gestão e criação de projetos para o fundamento da cultura. As medalhas de Mérito Desportivo, grau Ouro, foram entregues a Paulo Jorge de Moura Pereira, pela assinalável carreira de treinador na Seleção Nacional de Andebol, e a Pedro Bártolo, pela relevante carreira desportiva e desenvolvimento da modalidade de Basquetebol em Cadeira de Rodas. 

Foram, ainda, atribuídas três medalhas de Mérito Profissional, grau Ouro, a Arlindo Fontes Santos, a título póstumo, pelo empreendedorismo demostrado no seu notável percurso empresarial; a Edmundo Marinho, pela sua notável carreira na proteção social; e a Eduardo Rangel, pelo inspirador percurso profissional e empresaria. 
As identidades Hotel Vincci Ponte de Ferro, pelo contributo prestado à valorização do enquadramento patrimonial da Serra do Pilar, com a reabilitação do antigo Casino da Ponte; Proenol – Indústria Biotencnológica, pela qualidade da sua atividade empresarial, e Suldouro, pela atividade de excelência ao serviço do concelho, receberam a Medalha de Mérito Empresarial, grau Ouro. 

A cerimónia abriu com um momento musical interpretado pelo Ensemble PerFisarmónica, da Escola de Música de Perosinho, que apresentou algumas peças francesas e de Astor Piazzolla para seis acordeões; já no final, um outro momento musical, desta vez protagonizado por um grupo da Academia de Música de Vilar do Paraíso.