Parque temático do Pinóquio vai começar a ser construído
Notícias e Destaques 22 Jun 2023 Parque temático do Pinóquio vai começar a ser construído Infraestrutura terá um custo de 411 mil euros

Depois da inauguração do primeiro parque temático dedicado à «Volta ao Mundo em 80 Dias» no Parque da Lavandeira, o segundo espaço dedicado ao Pinóquio começará, em breve, a ser construído, no Jardim Soares dos Reis. O contrato foi adjudicado à empresa DIZconstrução, Lda., no valor de 411 mil euros. A empreitada inclui a requalificação do espaço envolvente circundante ao equipamento.

Quanto à localização, a implementação do parque temático alusivo ao Pinóquio insere-se no contexto da recente requalificação e reinterpretação do jardim Soares dos Reis, espaço característico do concelho, sendo uma oportunidade para um investimento na especificação de uma área de lazer e recreio intergeracional de maior qualidade e diversificação. O parque será instalado no extremo oeste do jardim, numa zona próxima da escola secundária António Sérgio, num contexto urbano consolidado e com muita concentração de instituições de ensino de todos os níveis e edifícios culturais num raio de um quilómetro, servida por uma ampla rede de transportes públicos.

A criação de uma rede de parques temáticos implementada à escala do concelho tem como finalidade o estabelecimento de um circuito de equipamentos de recreio e lazer que se distinguem de outros parques infantis pelo seu caráter multigeracional e inovador. Com este projeto, pretende-se estimular a interação multigeracional, com acessibilidades para todos, contribuindo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos seus utilizadores e satisfazendo as necessidades de recreio e de lazer de crianças e respetivas famílias.

A implantação desta rede de parques temáticos está a ser apoiada em parâmetros quantitativos e qualitativos, com o intuito de criar espaços seguros, inclusivos, acessíveis, verdes, amigáveis para as famílias, desafiadores, atraentes e convidativos. Para tal, está a ser adotada uma abordagem holística, integrada e multissetorial, centrada no usuário, que permita ter espaços públicos conectados, multifuncionais, intergeracionais e sustentáveis.

Todos os parques contarão uma história através de uma narrativa própria, quer a partir dos equipamentos lúdicos e escultóricos escolhidos, quer através do mobiliário urbano e da vegetação. Todos os parques, sem exceção, serão multigeracionais num perfeito convívio onde todas as gerações se encontram e podem conviver e interagir com o espaço e com a natureza envolvente através de um perfeito equilíbrio. Cada parque deixará uma moral, despertando a curiosidade dos espetadores, quer para a leitura de cada uma das histórias ou temas, quer para o que podemos extrair em termos de ensinamento de vida.