Notícias e Destaques 24 Fev 2023 Parque Biológico vai estudar presença de parasitas em mamíferos de fauna selvagem Em causa está um protocolo com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

A Câmara Municipal de Gaia, através da atividade do Parque Biológico, vai estabelecer um protocolo de cooperação científica com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com vista ao estudo da prevalência de parasitas em mamíferos da fauna selvagem. Esta investigação envolve a recolha de amostras biológicas de animais silváticos e o posterior desenvolvimento e aplicação de técnicas de diagnóstico em casos de infeção.

Em termos práticos, o Parque Biológico irá disponibilizar amostras fecais, ecto e endoparasitas de mamíferos e soro de ungulados recebidos no Centro de Recuperação de Fauna. De seguida, compete à UTAD comunicar todos os resultados e informações da investigação, no âmbito deste protocolo que tem uma vigência de três anos.

De referir que já existe uma estreita colaboração entre a Câmara Municipal de Gaia, através do Parque Biológico, e a UTAD em projetos e atividades de formação, divulgação e investigação de natureza académica, técnica e científica.