Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Os desafios dos 49 anos da liberdade em Portugal
Notícias e Destaques 26 Abr 2023 Os desafios dos 49 anos da liberdade em Portugal Cerimónia foi um reflexo da aproximação dos 50 anos desta data
 
Com a aproximação dos 50 anos da liberdade e da democracia em Portugal, a cerimónia de comemoração do 25 de abril em Vila Nova de Gaia foi um reflexo dos desafios e dos objetivos associados a uma data tão importante. Pela primeira vez, pelo facto dos Paços do Concelho se encontrarem em obras de requalificação, o evento decorreu no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo, sem o habitual hastear da bandeira nacional, ao som do hino «A Portuguesa». 

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, foi o primeiro a discursar, numa cerimónia que, apesar de diferente dos anos anteriores, continuou a ser marcada pela emoção alusiva à data. "A caminho dos 50 anos, talvez seja o momento de refletirmos sobre o modelo de incorporação das comemorações do 25 de abril de momentos como este, cada vez mais fechados em si mesmo e alheados da vida externa. Talvez valha a pena pensarmos num modelo mais eclético”, começou por dizer. "Chegados aos 50 anos importa projetar o futuro e colocar os olhos no futuro é um ato de lucidez. Homenagear o passado é absolutamente devido, mas olhar o futuro é um ato de compromisso com as próximas gerações, definindo ou redefinindo os nossos conceitos fundamentais e os padrões para responder aos novos desafios”, afirmou. 

Todos os representantes dos partidos com presença na assembleia municipal de Vila Nova de Gaia tiveram a oportunidade de discursar, debatendo o passado, o presente e o futuro de uma data tão importante para a história coletiva. 

Por fim, de realçar que, a nível nacional, já foi criada a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de abril que tem como missão definir e concretizar um programa de celebração de meio século de liberdade e democracia em Portugal. Saiba tudo AQUI