Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Semana Europeia da Mobilidade
Notícias e Destaques 21 Set 2022 Os desafios da mobilidade numa sociedade mais consciente Semana Europeia da Mobilidade assinalada com sessões de sensibilização
 
Vila Nova de Gaia associou-se, uma vez mais, à Semana Europeia da Mobilidade, desenvolvendo, a 21 de setembro, uma conferência dedicada aos desafios que as cidades atravessam hoje, perante uma plateia repleta com cerca de 120 alunos do ensino secundário do concelho. "Neste dia, numa data em que evocamos as questões ambientais e a sociedade sem uma utilização tão intensiva dos carros, devemos ser capazes de assumir duas coisas: em primeiro lugar, aquilo que pregamos, devemos  efetivamente fazer, ou seja, devemos ser capazes de reconhecer que não adianta evocar um dia por ano temas como sustentabilidade ou devolução do espaço público às pessoas, se depois cada um de nós quiser ir de casa ao café de carro; em segundo lugar, devemos reforçar o espírito de solidariedade e de respeito no espaço público”, começou por referir Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, referindo-se, em concreto, aos constantes conflitos entre pessoas, carros, bicicletas e trotinetes que, para o autarca, agudizam-se, sobretudo, "porque a regulamentação não é muito clara”. 

Da parte do Município de Gaia, foi deixado o compromisso de que a cidade está a trabalhar para ser pioneira no que diz respeito às temáticas da mobilidade e da sustentabilidade, dando como exemplo o trabalho feito nos empreendimentos sociais ou a substituição de toda a iluminação pública do concelho por tecnologia LED. Mas, para que o processo seja perfeito, é premente o envolvimento e o compromisso dos cidadãos. "Precisamos de uma ‘smart city’ com ‘smart people’, com pessoas cívicas e disponíveis para participar num esforço coletivo. Não estamos aqui só a falar de mudar a tecnologia na iluminação pública nem de mudar a forma como nos deslocamos. Falamos mesmo de mudar a nossa forma de ser e de estar uns com os outros. Que este dia seja o momento para refletirmos sobre o que queremos no futuro e no presente, e para refletirmos sobre os outros e sobre nós próprios”, concluiu Eduardo Vítor Rodrigues. 

António Miguel Castro, presidente do conselho de administração da Gaiurb e da Inovagaia, dirigiu-se de seguida à audiência, defendendo que é necessário encarar esta data de uma forma séria. "Este dia é uma oportunidade para refletir sobre as opções que adotamos no nosso dia a dia. Estaremos a tomar boas opções de mobilidade? Não estamos a falar só de veículos elétricos nem de circular ou não de trotinete, mas acima de tudo estamos a falar da pessoa e da forma como ela se pode transformar”, afirmou. 

Ainda no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, no dia 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros, haverá uma ação de sensibilização a cargo da PSP/Escola Segura, e de forma simbólica, haverá um condicionamento do trânsito na avenida da República, no troço entre as ruas Pádua Correia e António Luís Gomes.