Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Oficinas de Verão - Um livro perto de ti!
Notícias e Destaques 07 Jul 2023 Oficinas de Verão - Um livro perto de ti! As Oficinas de Verão na biblioteca foram um sucesso
 
Durante os dias 3 e 7 de julho, as atividades inseridas no projeto «Oficinas de Verão» da Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia proporcionaram momentos de diversão e aprendizagem para as crianças, com destaque para a leitura de contos do autor Tim Bowley, como «Sementes ao vento» e «Não há como escapar», e atividades de expressão plástica.
Os temas sustentabilidade, reciclagem e reaproveitamento de materiais também foram abordados.  Através de jogos educativos e atividades práticas, as crianças aprenderam sobre a importância de cuidar do meio ambiente e adotar práticas sustentáveis no dia a dia.

Com o tema «Um livro perto de ti!», as Oficinas de Verão tinham como objetivo oferecer aos mais jovens momentos especiais durante as férias escolares.  As crianças participantes testemunharam o entusiasmo e alegria que encontraram nas oficinas.

Luísa, de 9 anos, adorou a oportunidade de pintar pedras, enquanto João, com 8 anos, ficou encantado com os contos que ouviu. Aurora, uma animada criança de 6 anos, não conseguiu escolher apenas uma atividade preferida, gostou de todas. A atmosfera descontraída e acolhedora da biblioteca contribuiu para que as crianças se sentissem à vontade e aproveitassem ao máximo todas as propostas. Além das atividades lúdicas e da temática da sustentabilidade, reciclagem e reaproveitamento de materiais, as crianças também tiveram a oportunidade de explorar o jogo de xadrez. 
Devido ao forte entusiasmo demonstrado nas oficinas anteriores, o espaço infantojuvenil da biblioteca decidiu oferecer aos leitores a atividade «Vamos lá jogar Xadrez!» durante as Oficinas de Verão. A atividade, que ocorreu de 10 a 14 de julho, das 10h00 às 12h30, destinou-se a crianças entre 6 e 9 anos.  Foram abordados temas como a origem do xadrez: lenda de Sissa e o Príncipe, regras do jogo e até mesmo um torneio, com a colaboração da Academia de Xadrez de Gaia. 

Em resumo, as Oficinas de Verão na Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia proporcionaram momentos de aprendizagem, diversão e interação social para as crianças, com direito a um diploma que comprova a sua participação nas atividades.

Para mais informações sobre outras atividades, os interessados podem consultar o catálogo da biblioteca, disponível em: https://biblioteca.cm-gaia.pt/