Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias e Destaques 20 Jul 2021 Obras para o metrobus avançam na Avenida Vasco da Gama Primeira fase ligará Avenida D. João II aos Arcos do Sardão
Tendo como base o compromisso de redução do consumo energético, e respetiva diminuição de emissões de CO2, a Câmara Municipal de Gaia vai inserir corredores bus em solução pré-metro na Avenida Vasco da Gama (EN222), melhorando, através desta solução, as condições para o transporte público e para a mobilidade suave. A primeira fase já tem obras no terreno, abrangendo o território que vai desde a Avenida D. João II até à rotunda dos Arcos do Sardão. Trata-se de um eixo viário municipal estruturante que liga várias freguesias, apresentando-se como uma das vias mais importantes no panorama viário concelhio. Esta primeira fase do corredor metrobus resulta de um investimento aproximado de 3,8 milhões de euros.

O objetivo passa, ainda, por transformar esta via, atualmente com caráter de ‘estrada’, numa ‘avenida’ capaz de desempenhar múltiplas funções, aliando fatores estéticos, funcionais e ambientais. Foi com base nestes pressupostos, e dando prioridade aos transportes públicos e aos peões, que se chegou a uma solução que contempla a construção de corredores bus e velocípedes e zonas pedonais em toda a extensão desta intervenção, eliminando algum estacionamento automóvel, atualmente feito desordenadamente e nas zonas de berma.

Por se tratar de uma intervenção que irá causar acentuadas perturbações na circulação, nomeadamente de transportes públicos de passageiros, optou-se por faseá-la em oito momentos, para minimizar o impacto que a realização dos trabalhos terá no trânsito.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "este é o arranque de um processo de melhoria da mobilidade e do transporte público em Vila Nova de Gaia. É um serviço moderno, confortável, fácil de utilizar e acessível, que é, ao mesmo tempo, um paradigma da integração urbana, seguro e amigo do ambiente”.

Recorde-se que ao troço da EN222 até aos Arcos do Sardão, seguir-se-á a extensão da solução até à rotunda de Avintes e, posteriormente, até Lever.