Notícias e Destaques 11 Nov 2022 Obras das coleções CMTL cedidas temporariamente a instituições museológicas externas Em causa, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Museu Grão Vasco ou o Musée Boulogne-sur-Mer

O acervo da Casa-Museu Teixeira Lopes é constituído por obras do grande mestre da escultura portuguesa, objetos pessoais e decorativos, bem como obras de outros artistas, seus amigos. O grande valor artístico e patrimonial deste acervo é consensual. A atestá-lo estão os pedidos de diversas entidades, nacionais e estrangeiras, para cedência temporária de obras, a fim de serem incluídas em mostras, com as mais diversas temáticas.

Assim, a Casa-Museu Teixeira Lopes congratula-se de ver três obras das suas coleções presentes em importantes instituições, como o Museu Nacional Soares dos Reis, o Museu Grão Vasco ou o Musée Boulogne-sur-Mer (FR).

A pintura "Flores” (exposta no ateliê do teatro da Casa-Museu), de autoria de Aurélia de Souza integra a exposição "Vida e Segredo. Aurélia de Sousa 1866-1922”, patente no Museu Nacional Soares dos Reis, de 24 de novembro a 22 de maio de 2023, no âmbito do programa oficial para a evocação do 1.º centenário da morte da artista.
A escultura em bronze, de autoria de Mariano Benlliure, "Retrato de António Teixeira Lopes” (exposta no pátio da Casa-Museu), foi cedida temporariamente ao Museu Nacional Grão Vasco, para fazer parte da exposição "Mariano Benlliure: Legado Artístico em Portugal (1862-1947)”, por ocasião do 75.º aniversário da morte do escultor espanhol, patente ao público de 9 setembro de 2022 a 29 de janeiro de 2023.

"Caim”, icónica escultura em gesso de António Teixeira Lopes (exposta no ateliê central da Casa-Museu) está cedida ao Musée Boulogne-sur-Mer, em França, integrando a exposição "Veloso Salgado. De Lisboa a Wissant. Itinerário de um pintor português”, uma organização conjunta com o Museu Nacional de Arte Contemporânea, integrada na Temporada Cruzada Portugal-França 2022, patente ao público de 2 de julho a 4 de dezembro de 2022.