Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
O que fazer se vir uma alforreca?
Notícias e Destaques 02 Jun 2023 O que fazer se vir uma alforreca? Existe uma app para registar avistamento de gelatinosos
 
Alforrecas, medusas e caravelas portuguesas são alguns dos organismos gelatinosos que cada vez mais dão à costa em Portugal. Se, certamente, a maioria de nós já ouviu falar ou observou estas criaturas, nem todos, porém, conhecem os perigos do seu contacto com a pele e os cuidados a ter.

Por isso, é importante saber mais sobre os gelatinosos e onde estão a aparecer, de Norte a Sul do país, especialmente numa época em que muitos começam a ir a banhos. Por isso mesmo, o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera – disponibiliza, desde 2022, o «GelAvista», um programa de monitorização de gelatinosos que pretende envolver a comunidade no desenvolvimento da ciência, colmatando a falta de conhecimento em Portugal sobre estes organismos.

Além de um site com toda a informação (https://gelavista.ipma.pt/), como espécies ou cuidados a ter, o IPMA dispõe de uma app na qual os cidadãos podem partilhar indicações sobre o avistamento de organismos gelatinosos. Estas informações podem ser, também, enviadas para o email plancton@ipma.pt, indicando a data e hora do avistamento, localização, fotografia se possível e o número de organismos avistados na mesma zona.

Nunca é de mais lembrar que algumas espécies podem picar, injetando veneno e causando reações locais, pelo que é importante ter cuidado e evitar tocar nos organismos, especialmente nos seus tentáculos.

Num outro projeto gerido pelo IPMA, ainda focado nas nossas praias, o «FitoAvista» dedica-se à monitorização do fitoplâncton. Por isso, se avistar algo diferente na coloração ou na espuma do mar, utilize as mesmas plataformas para dar a conhecer a situação às entidades responsáveis. Através desta participação ativa de todos na ciência produzida em Portugal, permite-se uma construção colaborativa do conhecimento científico.