Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
O futuro das ruas passou por Gaia
Notícias e Destaques 25 Set 2023 O futuro das ruas passou por Gaia Livro apresenta novas soluções urbanas
 

O Convento Corpus Christi foi, a 21 de setembro, palco do lançamento do livro ‘the Future Design of Streets’, da autoria dos urbanistas Ivo Oliveira, Catarina Breia Dias e Daniel Casas Valle, este último apresentou o livro e abriu a discussão para as possibilidades de ação num futuro próximo. 

O livro encara as ruas como espaços importantes nas áreas urbanas, no sentido de trabalhar os fluxos de mobilidade, os espaços ecológicos e de proximidades transitáveis. Daniel Casas Valle salientou a necessidade de ser adotado um olhar crítico no projeto das ruas do futuro.

Em vez de uma solução padrão que facilmente se adapte a todos os lugares, o projeto centra-se numa variedade de abordagens e modelos capazes de reconhecer as características inerentes do local, o contexto cultural e as condições locais. Desta forma, um dos principais temas a ser falado foi a mobilidade, no sentido de resolver alguns dos problemas existentes como, por exemplo, os carros parcialmente estacionados em cima do passeio que condicionam o trânsito, principalmente, de autocarros.

Esta iniciativa esteve inserida na Semana Europeia da Mobilidade que incluiu outras ações, como um passeio de bicicleta; o debate «Combina e move-te em Gaia» onde se falaram de temas como as intervenções em curso no âmbito da requalificação do espaço público do centro histórico de Vila Nova de Gaia, do projeto Walkingaia (programa de comunicação visual urbana do Centro Histórico de Vila Nova de Gaia), do "Meu Bairro, Minha Rua e Zonas Kiss & Go”, do processo de Revisão do PDM, entre outros; e, ainda, um debate associado ao Living Lab da Afurada, onde se falou sobre os desafios e oportunidades da inserção dos modos suaves nas cidades.