Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Novembro é o mês da educação ambiental em Gaia
Notícias e Destaques 11 Nov 2021 Novembro é o mês da educação ambiental em Gaia Projeto-piloto de boas práticas e de cidadania ativa promovido pela Câmara estará em destaque
A Câmara Municipal de Gaia vai dar a conhecer, durante este mês, a iniciativa «Boas Práticas para a Educação Ambiental no Corredor de Frente Fluvial do Rio Douro» entre a Ponte do Freixo e a Quinta dos Cubos. Através deste projeto-piloto, a autarquia pretende, assim, assinalar novembro como o mês da educação ambiental, promovendo uma cultura ambiental e de cidadania ativa na execução de boas práticas sustentáveis, inclusivas e educativas para toda a população.

Já a partir de 13 de novembro, qualquer cidadão poderá participar nas diferentes iniciativas gratuitas, programadas de forma abrangente e multigeracional. Entre elas, constam a plantação e o apadrinhamento de árvores, a plantação de espécies aromáticas, workshops ou palestras. No caso concreto do apadrinhamento e plantação de árvores e espécies aromáticas foi escolhida a escola EB Escultor António Fernandes de Sá para participar na ação. O programa contempla, ainda, uma oficina dedicada à construção de ninhos para aves, no Parque Biológico de Gaia, e posterior colocação nos respetivos locais. 

Para 29 de novembro, último dia do programa, está agendada uma palestra sobre projetos realizados ao nível do desenvolvimento sustentável em comunidade e da transformação e reuso de resíduos. Por forma a abranger um público mais vasto, decorrerá em formato online, e contará com as intervenções de uma professora da FEUP, da coordenadora da Escola Oficina e de dois especialistas na transformação de resíduos. 
Os resultados e testemunhos deste projeto serão partilhados através de um guia didático, que estará posteriormente disponível em todas as plataformas digitais da iniciativa. O principal objetivo deste guia é servir de inspiração para futuras atividades a desenvolver no Município no âmbito da educação ambiental.

O Fundo Ambiental é um dos financiadores do projeto, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, que conta com a parceria da Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM, Águas de Gaia, EM, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Cantinho das Aromáticas.

Quem quiser participar nas iniciativas deve inscrever-se através do e-mail ambiente@gaiurb.pt ou do contacto telefónico 964 583 807. 
Consulte AQUI o programa