Nova Voz à(s) Juventude(s) permite que jovens participem nas decisões
Notícias e Destaques 18 Abr 2023 Nova Voz à(s) Juventude(s) permite que jovens participem nas decisões Laboratórios participativos arrancaram a 15 de abril e terminam a 6 de maio

O projeto «Nova Voz à(s) Juventude(s)» da Câmara Municipal de Gaia arrancou a 15 de abril, no ISLA GAIA, com a auscultação aos jovens das freguesias de Avintes, Mafamude e Vilar do Paraíso, Oliveira do Douro, Santa Marinha e São Pedro de Afurada.

O projeto tem como principais destinatários os jovens entre os 13 e os 30 anos de idade que vivam, estudem ou trabalhem em Gaia, e pretende promover o diálogo entre jovens, decisores políticos e peritos de juventude para potenciar a participação jovem, cidadania europeia, aprendizagem não-formal, trabalho de juventude de qualidade e construção de parcerias. Em suma, pretende evidenciar uma estratégia de futuro construída por jovens, com jovens e para jovens, e a qual vai calibrar o Plano Municipal da(s) Juventude(s) 2.0.

No âmbito do projeto, serão realizados três eventos com a duração de um dia, no qual participam jovens das 15 Uniões e Juntas de Freguesia do concelho, envolvendo um total de cerca de 250 participantes, nesta primeira ronda.

As próximas atividades realizam-se a 22 de abril e 6 de maio e vão englobar as restantes Uniões e Juntas de Freguesia. Os interessados podem inscrever-se para participar em

Para Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia com o pelouro da Juventude, "o feedback dos jovens participantes na primeira sessão deste ciclo de Laboratórios Participativos do Nova Voz à(s) Juventude(s) foi muito positivo. Eles estão gratos pela oportunidade de poderem participar na construção da nova estratégia das políticas de juventude de Gaia. Este projeto demonstra a mais-valia que é ser um jovem Gaiense, que não só tem vontade de participar, como também tem a oportunidade e espaços como o que este projeto proporciona, para poder ser ouvido. Para além do objetivo concreto do Nova Voz da(s) Juventude(s), os jovens têm a oportunidade de desenvolver competências pessoais e sociais relevantes para o seu futuro e trabalhar o direito à participação, entre outros”.

O Nova Voz à(s) Juventude(s) conta, ainda, com a participação do grupo motor de jovens, que tem recebido capacitação específica para poderem apoiar os Laboratórios Participativos e integrarem a Bolsa de Facilitadores da Divisão da Juventude de Gaia, para além de participarem ativamente em todas as fases do projeto.

O Nova Voz à(s) Juventude(s) é financiado pelo Erasmus+, Juventude em Ação.