Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
NATO Industrial Advisory Group reuniu em Gaia
Notícias e Destaques 30 Nov 2022 NATO Industrial Advisory Group reuniu em Gaia Plenário do NIAG atraiu principais players da indústria de defesa global
 
O NATO Industrial Advisory Group, um órgão consultivo e de assessoria de alto-nível que atua como ponto focal e porta-voz das indústrias e das associações nacionais de defesa e segurança junto da NATO, reuniu de 28 a 30 de novembro, em Vila Nova de Gaia. 

O grupo reúne três vezes por ano, uma das quais fora do Quartel-General da NATO, em Bruxelas. A idD Portugal Defence, enquanto representante nacional no NIAG, apresentou uma candidatura para que em 2022 esta reunião externa decorresse em Portugal, tendo sido Vila Nova de Gaia a cidade escolhida. Estiveram representadas 51 entidades de 25 países, incluindo entidades da NATO, associações empresariais e alguns dos principais players globais da indústria de defesa, como a Airbus, a BAE Systems, a Leonardo, a Navantia, a Raytheon, a Saab ou a Thales.

À margem das sessões plenárias, decorreu um Industry Day com o objetivo de apresentar produtos e serviços de mais de trinta entidades nacionais, contribuindo para promover a internacionalização da economia de defesa nacional. 

Durante este primeiro evento decorreram demonstrações de protótipos, produtos e serviços aos representantes do NIAG, incluindo protótipos de sistemas de avaliação de deformações para pás de turbinas, montagem e desmontagem de tendas militares e de campanha, protótipos de veículos aéreos autónomos de descolagem e aterragem vertical, soluções de serviços de cibersegurança e sistemas de ciberdefesa, peças de vestuário militar, incluindo vestuário inteligente, dispositivos médicos que interagem com a pele ou tecnologias adesivas, sistemas de simulação e treino, sistemas de comunicação táticos, sistemas de comando e controlo, e sistemas de vigilância, bem como demonstrações de fuselagem de rockets, proteções térmicas para satélites, sistemas de controlo para satélites, recetores de navegação precisa, componentes estruturais leves e materiais compósitos avançados. 

A organização do evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, pelo que o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, fez questão de cumprimentar os presentes no início do plenário, a 29 de novembro, deixando algumas lembranças representativas do concelho.