Município recebe “bandeira verde” pela primeira vez
Notícias e Destaques 27 Nov 2023 Município recebe “bandeira verde” pela primeira vez Autarquia distinguida por promover políticas amigas das famílias

Vila Nova de Gaia integra este ano, pela primeira vez, a lista de municípios aos quais foi atribuída a "bandeira verde”, galardão que a distingue como «Autarquia + Familiarmente Responsável». Segundo anunciou o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), a distinção "bandeira verde” foi este ano atribuída a 108 municípios, mais 13 do que no ano anterior, por desenvolverem políticas amigas das famílias.
Para a atribuição do galardão deste ano foram avaliados dados reportados pelos municípios em 2022 em áreas como o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social.
O Observatório destacou que a esmagadora maioria (97%) das câmaras participantes apoia pessoas em situação de fragilidade social, nomeadamente nas áreas da habitação e da saúde.
Os apoios à habitação para famílias com necessidades especiais "ocupa o topo das preocupações das autarquias nacionais, com 131 autarquias a apoiarem a recuperação de habitações degradadas, 123 autarquias a financiarem serviços de obras e pequenos arranjos, e 101 autarquias a monitorizarem e a apoiarem a mobilidade habitacional”, destaca o OAFR.
Segundo o Observatório, responderam ao inquérito da 15.ª edição da iniciativa "bandeira verde” de «Autarquia + Familiarmente Responsável» 149 municípios, a maior participação de sempre, embora representem apenas 48% dos 308 municípios nacionais.
Este ano, recebem pela primeira vez a "bandeira verde” da distinção de «Autarquia + Familiarmente Responsável» os municípios de Pampilhosa da Serra (Coimbra), Amarante, Baião, Maia e Vila Nova de Gaia (Porto), Horta (Açores), Arouca e Santa Maria da Feira (Aveiro), Lagoa (Faro), Grândola (Setúbal), Ponte da Barca e Valença (Viana do Castelo), Montalegre e Sabrosa (Vila Real) e Cinfães e Tarouca (Viseu).
O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas para acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.