Município aceita desafio na área da mobilidade
Notícias e Destaques 06 Mai 2024 Município aceita desafio na área da mobilidade Gaia irá implementar um projeto-piloto RAPTOR

Vila Nova de Gaia foi um dos 13 municípios europeus selecionados para implementar, em 2024, um projeto-piloto RAPTOR – Rapid Application for Transport, um programa desenvolvido pelo EIT Mobility para aumentar a capacidade de inovação das cidades na área da mobilidade. O desafio de Gaia consiste na introdução de uma funcionalidade na plataforma de mobilidade, que estará brevemente disponível ao público, que motive a população a andar a pé e de bicicleta para realizar deslocações curtas. PME e start-ups portuguesas poderão concorrer ao desafio gaiense ou aos desafios de outras cidades europeias (mais informação em RAPTOR2024).

No contexto do programa RAPTOR, cada cidade lança um desafio a pequenas e médias empresas (PME) e a start-ups e, apoiada por consultores do EIT Mobility, seleciona a melhor solução para o desafio lançado. A empresa eleita receberá uma verba para concretizar e testar essa solução na cidade, no prazo de cinco meses.