Metrobus começa a circular a partir de 1 de setembro
Notícias e Destaques 14 Jul 2023 Metrobus começa a circular a partir de 1 de setembro Terá viagens gratuitas até 31 de dezembro

A primeira fase da operação de metrobus na Estrada Nacional 222 arranca a 1 de setembro e terá viagens gratuitas até ao final do ano. Trata-se de um sistema de transporte público que chega pela primeira vez a Vila Nova de Gaia, baseado no uso de autocarros elétricos e/ou a hidrogénio com faixa de rodagem exclusiva, para evitar os congestionamentos do trânsito, com estações próprias, veículos novos e sistemas inteligentes de tráfego, num percurso integrado e flexível.

"Vamos ter uma circulação com uma regularidade de dez em dez minutos nos períodos de ponta, com uma regularidade de 15 em 15 e de vinte em vinte nos períodos de não ponta ou em algumas alturas de feriados e fim de semana”, descreveu Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, no momento da inauguração da parte estrutural relativa à primeira fase, em que se desenvolveu a ligação entre a estação de metro D. João II e a zona de Baiza (rua Condessa Paço Vitorino). A inauguração incluiu uma viagem num autocarro a hidrogénio da Salvador Caetano. Em concreto, o serviço irá da estação de metro de D. João II, usando a faixa bus entre a rotunda Afonso de Albuquerque aos Arcos do Sardão, seguindo depois até à zona de Baiza, em Vilar de Andorinho, servindo a urbanização da rua Condessa Paço Vitorino.

A faixa bus relativa à primeira fase permitirá, também, a circulação de bicicletas e outros meios de mobilidade suave. Por sua vez, a gratuitidade do serviço até 31 de dezembro tem como objetivo "evoluir, cativar, fazer charme às pessoas, para que elas voltem ou venham para o transporte público urbano", afirmou o presidente. Para já, até 1 de setembro, os utilizadores da faixa continuam a ser as empresas que atualmente prestam serviço ao abrigo das autorizações provisórias (nomeadamente a MGC), sendo que o serviço metrobus será, posteriormente, operado pela Feirense, empresa que venceu o lote Sul Poente (Vila Nova de Gaia e Espinho) do concurso público de transporte rodoviário de passageiros da Área Metropolitana do Porto.

Na cerimónia estabeleceu-se, ainda, o protocolo de acompanhamento da segunda fase do projeto que fará a ligação entre os Arcos do Sardão e a rotunda de acesso à Rua 5 de outubro (Avintes) e que deverá ter acompanhamento técnico municipal e acompanhamento técnico e de proximidade das juntas de freguesia de Vilar de Andorinho, Oliveira do Douro e Avintes no sentido da sua viabilização. A vertente de elaboração de projetos terá um custo aproximado de 600 mil euros, ao passo que a obra deverá custar aproximadamente oito milhões de euros. Posteriormente, o objetivo será chegar à zona industrial de Avintes e, depois, a Crestuma e Lever.

Está, assim, dado um passo importante no processo de melhoria da mobilidade e do transporte público em Vila Nova de Gaia. É um serviço moderno, confortável, fácil de utilizar e acessível, sendo, ao mesmo tempo, um paradigma da integração urbana, de forma segura e amiga do ambiente.