Largo de Santo André
Notícias e Destaques 28 Jul 2023 Largo de Santo André transformado num centro cívico digno para todos Requalificação resultou de um investimento de cerca de 1,1 milhões de euros

A população de Canidelo, em Vila Nova de Gaia, já tem um espaço mais digno e multigeracional localizado no Largo de Santo André, ladeado pelas ruas da Igreja e do Paniceiro. Cerca de um ano e meio depois do início do processo de requalificação, e fruto de um investimento a rondar os 1,1 milhões de euros, o novo centro cívico de Canidelo foi inaugurado a 28 de julho. Sendo cada vez mais importante a existência de espaços multifuncionais compatibilizados com o tecido urbano que proporcionem momentos de lazer e de fruição, o objetivo deste projeto passou por conceber um verdadeiro adro da igreja matriz, complementar ao "espaço sagrado”, criando uma zona nobre, imbuída de todas as características da sua envolvência, tornando-a um local de permanência que agregue pessoas de todas as idades.

Recorde-se que este largo era usado como um local de passagem e de estacionamento provisório, com deficitárias condições de mobilidade. Além do comércio local, aqui localizam-se várias instituições de relevância social, como a Igreja Paroquial de Santo André, construída em meados do século XII; o salão paroquial; a capela mortuária; o cemitério do Meiral e a Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo (ASSIC). Além disso, neste local celebra-se a conhecida festa religiosa de S. Vicente Férrer e Santo André, padroeiro da paróquia. São eventos muito concorridos e participados onde, anualmente, é registada a visita de centenas de pessoas.

De acordo com os últimos Censos, Canidelo tem cerca de 28 mil habitantes, sendo a terceira freguesia mais populosa de Vila Nova de Gaia. Até hoje não dispunha de um centro cívico digno e capaz de albergar e acolher os seus habitantes.