«Kiss&Go» chegou ao Bairro das Pedras
Notícias e Destaques 21 Jun 2023 «Kiss&Go» chegou ao Bairro das Pedras Em causa estão os constrangimentos provocados pelo transporte dos alunos à escola básica

Depois da implementação do projeto «Kiss&Go» e Zonas 30 nas áreas do Cedro e da Biblioteca Municipal, a iniciativa chega agora a outras zonas do concelho, nomeadamente ao Bairro das Pedras, onde se constatou existirem constrangimentos provocados pelo transporte dos alunos à escola básica e pela circulação em excesso de velocidade.
Assim, numa primeira fase (entre 7 e 12 de junho) foram distribuídas brochuras informativas pelas cerca de 700 habitações do Bairro das Pedras. A 21 de junho, decorreu a sessão de esclarecimento aos alunos e entrega de desafio. Pretendeu-se que fosse uma atividade a desenvolver com os pais no decurso da semana. Após preenchimento do questionário, foram entregues os selos a cada criança. Ainda no dia 21 de junho, realizaram-se ações no exterior com a presença da Polícia Municipal, com turmas do 1.º ciclo, acompanhadas pelo professor, que se deslocaram à zona Kiss & Go para realização da atividade, nomeadamente a colocação de um balão e de uma brochura nos carros em incumprimento.
Com a criação de uma zona 30, onde a circulação automóvel não pode exceder os 30km/h, pretende-se melhorar a segurança pedonal dos moradores e utilizadores do espaço público, promover a vivência urbana do bairro e aumentar a consciencialização para as temáticas da mobilidade e descarbonização. Por sua vez, a zona «Kiss & Go» (devidamente sinalizada de modo a que a sua localização e respetiva função sejam percetíveis) vai melhorar as condições para os encarregados de educação deixarem os alunos junto à entrada da escola, de forma rápida e segura, permitindo uma maior fluidez na circulação automóvel na zona, sendo que é obrigatório o cumprimento de um conjunto de regras, nomeadamente: parar a viatura apenas na zona demarcada no pavimento; parar apenas pelo tempo estritamente necessário para a tomada e largada de alunos; assim que estes saiam da viatura e entrem na escola, o condutor deve seguir viagem e disponibilizar o local para os restantes encarregados de educação, sempre com atenção ao trânsito; e, por fim, assim que os alunos entrem no carro e esteja colocado o cinto de segurança, o condutor deve disponibilizar o local.