Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Jovens gaienses dão cartas na Europa
Notícias e Destaques 06 Dez 2023 Jovens gaienses dão cartas na Europa Intercâmbio na Polónia e receção a noruegueses na ordem do dia
 
De 20 a 28 de novembro, a convite da Fundação TAK (Polónia), o Gabinete de Juventude de Gaia participou no projeto de intercâmbio «Volunteering Makes You Happy”», em Komancza. O projeto teve como principais objetivos a promoção dos valores do voluntariado e a criação de uma onda de positivo contágio, para que os participantes possam disseminar os benefícios do voluntariado nas suas respetivas comunidades.

Segundo Carolina Almeida, uma das participantes, "foi uma semana diferente e interessante. O meu inglês foi colocado à prova, tendo sido um sucesso. Aprender uma música polaca também foi incrível, tenho em conta que nem "olá” sabia dizer em polaco. Uma semana excecional, que superou todas as expectativas, da qual já tenho saudades e anseio por repetir”, referiu. 

O Gabinete de Juventude esteve representado pelos jovens Francisca Monteiro, Mariana Marques Moreira, Carolina Almeida, Cristiana Santos, Beatriz Brandão, Sérgio de Carvalho, Gonçalo Riscado e André Granja, que participaram nas atividades e visitas de trabalho em conjunto com jovens da Polónia, Hungria e Letónia.

De 29 de novembro a 2 de dezembro, seguiu-se nova etapa já em Gaia. Um grupo de técnicos e de jovens da cidade de Skjetten, Noruega, esteve no concelho para conhecer as políticas de juventude e, ao mesmo tempo, realizou visitas de trabalho a diferentes associações e projetos. 

"As constantes solicitações que temos recebido demonstram que estamos no caminho certo. Queremos trabalhar em rede, em parceria, recolhendo ensinamentos de boas práticas e, por outro lado, colocando também as nossas juventudes como efetivos transmissores da mensagem do concelho”, explicou Elísio Pinto, vereador da Juventude.