Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Jovens de Gaia participaram nos Generation Labs
Notícias e Destaques 24 Jul 2023 Jovens de Gaia participaram nos Generation Labs Felicidade e sustentabilidade foram os dois grandes temas abordados
 
Nos passados dias 18 e 21 de julho realizaram-se dois Generation Labs do projeto «Nova Voz à(s) Juventude(s)».

No primeiro participaram jovens entre os 18 e os 25 anos e o tema de trabalho foi a «felicidade» que incluiu cinco grandes eixos: alegria; criatividade, convívio, diversão e realização. O grupo teve a oportunidade de conversar e apresentar as suas ideias à vice-presidente, Marina Mendes, e ao vereador da Juventude, Elísio Pinto. 

O segundo foi dirigido a jovens, maioritariamente entre os 13 e os 18 anos, que tiveram a oportunidade de trabalhar o tema da sustentabilidade, participando num workshop de cartonagem com recurso a materiais reciclados dinamizado pela Escola- Oficina. No final da sessão, os jovens participantes apresentaram as suas propostas para prevenir o aumento da temperatura; tratamento e redução de lixo; diminuição da poluição; e economia circular para um painel constituído por vereadores do executivo municipal. 

Na última sessão, Elísio Pinto realçou a qualidade do pensamento crítico e responsável da juventude de Vila Nova de Gaia, dirigindo-se diretamente aos mais jovens. "Efetivamente, a forma de pensar destes jovens, tendo em conta a tenra idade, dá-nos a garantia de que Vila Nova de Gaia será sempre uma referência em qualquer área que vos preocupa presentemente”, afirmou, acrescentando que este projeto evidencia uma estratégia municipal de futuro por jovens, com jovens e para jovens. 

O ciclo de Generation Labs terminará em setembro com um laboratório dedicado a jovens dos 25 aos 30 anos. Recorde-se que o «Nova Voz à(s) Juventude(s)» é financiado pelo Erasmus+ Juventude em Ação.