Inaugurado primeiro Gabinete de Ação Social + Sustentável
Notícias e Destaques 12 Jul 2023 Inaugurado primeiro Gabinete de Ação Social + Sustentável Serão implementados em todos os empreendimentos sociais

O projeto-piloto «GAS + Sustentável», uma iniciativa da Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM, com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, compreende a construção de um módulo constituído na sua totalidade em madeira, para os empreendimentos de habitação social, abrangidos pelo programa «O Meu Bairro Tem Pinta». O primeiro módulo foi inaugurado, a 12 de julho, no empreendimento de habitação social Alberto Martins Andrade, em São Félix da Marinha. Este espaço servirá como uma unidade de apoio, proporcionando um espaço de trabalho com um gabinete de atendimento e uma sala polivalente para as crianças que integram as atividades pedagógicas no âmbito do programa «Divertir com o Saber».

Este projeto-piloto surge da vontade e da ambição de tornar os espaços habitacionais e urbanos mais sustentáveis, onde as questões ambientais, sociais e económicas devem ser preservadas de forma a não prejudicar, nem comprometer as futuras gerações.

A construção destes módulos procura também dar resposta à crise habitacional que se tem vivido nos últimos anos, uma vez que a sua introdução nos empreendimentos sociais surgiu da vontade e urgência de libertar os espaços destinados na sua gênese à habitação, mas que foram adaptados e estão neste momento a ser utilizados como Gabinete de Apoio Social. Libertando estes espaços, ficarão, assim, mais apartamentos disponíveis para atribuir às populações mais vulneráveis.

Constituído por uma estrutura modular, o volume salvaguarda a proporcionalidade e deixa ainda, a possibilidade de uma futura extensão do mesmo. O acesso a todos os utilizadores é garantido através de uma rampa que faz a ligação do passeio à porta de entrada. No seu interior, a estrutura do edifício está maioritariamente à vista, permitindo vários pontos de arrumação e armazenamento, favoráveis para a organização do espaço.

As fachadas exteriores do edifício são formadas por painéis modulares, compostos por um ripado em madeira e um painel de policarbonato alveolar. As suas caraterísticas, além de garantirem a permeabilidade, permitem que todos os espaços interiores sejam iluminados indiretamente com luz natural. Estas condicionantes proporcionam aos utilizadores do espaço um ambiente ameno, com luz constante numa simbiose natural que capta a luz exterior e a dissemina no interior.

O gabinete apresenta-se como um espaço de trabalho dos assistentes sociais, que o utilizarão para atendimentos e para prestar apoio aos munícipes. Ainda neste compartimento existe uma janela que garante a ventilação natural do edifício. No que respeita aos acabamentos do interior do edifício, também existem características importantes na madeira, que por ser um material natural garante um ambiente mais cómodo e saudável, bem como se torna responsável pela regulação da temperatura e da humidade.

Esta opção para este tipo de programa reflete ainda a intenção de contribuir de forma positiva para o bem-estar, reduzir os níveis de stress e influenciar o comportamento não só das crianças, como de todos os utilizadores do espaço.