Notícias e Destaques 22 Abr 2023 Gaiurb foi distinguida em duas categorias do Prémio Nacional de Sustentabilidade Em causa projetos «Escola-Oficina» e «Gaia 5.0: uma melhor experiência de Urbanismo»
A Gaiurb – Urbanismo e Habitação, E.M. acaba de ser distinguida com o Prémio Nacional de Sustentabilidade nas categorias «Igualdade e Diversidade» e «Transformação Digital» com os projetos Escola-Oficina e «Gaia 5.0: uma melhor experiência no Urbanismo», respetivamente.

Na categoria «Igualdade e Diversidade», a Escola-Oficina afirmou-se pelo "contributo para a inclusão e equilíbrios geracionais, desenvolvimento e fortalecimento social, visando a igualdade e redução de desigualdades”. O projeto foi vencedor por "combater o isolamento social e eliminar qualquer tipo de discriminação no acesso como, por exemplo, a ascendência, deficiência, idade, identidade de género, nacionalidade, orientação sexual, origem étnica ou raça, religião ou situação familiar e económica”.

A Escola-Oficina iniciou o seu percurso no empreendimento de habitação social do Balteiro, localizado na freguesia de Vilar de Andorinho, em outubro de 2015. É um projeto social promovido pela empresa municipal Gaiurb - Urbanismo e Habitação e conta com a parceria da Escola das Virtudes – Cooperativa de Ensino Polivalente e Artístico C.R.L, e da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Tem o propósito de criar pontes para o emprego, através da capacitação de desempregados, bem como o desenvolvimento de novas tarefas profissionais que visam a sustentabilidade ambiental e a rentabilidade económica das famílias. Nesta perspetiva, as práticas de cidadania conscientes, a sustentabilidade do desenvolvimento económico, a integração social qualificada e a oportunidade de integração no mercado de trabalho de pessoas em exclusão social integram o universo de objetivos inerentes ao projeto.

Por sua vez, o projeto «Gaia 5.0: uma melhor experiência no Urbanismo» sagrou-se vencedor por constituir um "serviço que representa soluções tecnológicas e digitais inovadoras que promovem o acesso a informação e tecnologias que contribuem para o bem-estar social, aumento da produtividade e redução de tempos de espera, otimização de processos e procedimentos manuais”.

Para António Miguel Castro, "estes prémios representam o esforço, o envolvimento e o compromisso de fazer todos os dias o melhor, pois refletem o trabalho de uma equipa e um percurso que trilhamos em conjunto, com passado, mas com uma vontade inigualável de fazer futuro. Ganhámos em dois pilares que muito nos dizem - a transição digital e a dimensão relacional -, utilizando a inovação, a tecnologia e uma vontade empreendedora de procurar um melhor serviço público, enquanto apostamos nas pessoas e na sua capacitação e valorização, sem esquecer o planeta e a importância da economia circular. A enorme pressão a que a área do Urbanismo está sujeita carece de uma análise funcional que permita identificar oportunidades de melhoria e aplicar novos métodos para aumentar a eficácia. Este projeto consiste num novo modelo que permite gerir melhor o volume de pedidos, descomplicar procedimentos e obter resultados internos e externos extremamente positivos. O nosso maior objetivo é aumentar a qualidade de resposta para o exterior, motivando mais confiança, mais eficácia e, obviamente, maior satisfação”, refere o presidente do Conselho de Administração da Gaiurb.

O Prémio Nacional de Sustentabilidade é organizado pelo Jornal de Negócios em parceria com a Deloitte e conta com o alto patrocínio da Presidência da República. Um júri composto por meia centena de nomes de referência em diferentes áreas da sociedade atribui, anualmente, distinções às empresas ou instituições que se afirmam por boas práticas de sustentabilidade.