Gaia terá primeiro Laboratório de Cidades Relacionais
Notícias e Destaques 17 Nov 2022 Gaia terá primeiro Laboratório de Cidades Relacionais Estrutura ficará alojada na Casa dos Ferradores

Vila Nova de Gaia vai ser a «casa» do primeiro Laboratório de Cidades Relacionais do país, a instalar-se na Casa dos Ferradores, num protocolo assumido entre a empresa municipal Gaiurb e o Instituto Padre António Vieira (IPAV). O objetivo deste modelo, já aplicado em países como Inglaterra, França ou Estados Unidos, passa por aproximar as pessoas e as instituições, promovendo a resiliência.

"O que se pretende é construir um modelo que mostre como conseguimos nas nossas cidades melhores relações para mais capital social e mais resiliência”, contou Rui Marques do IPAV à Agência Lusa, dando o exemplo do impacto causado pela pandemia de covid-19: "Os impactos da pandemia na saúde mental e no bem-estar são muito graves e evidentes. Isto tem uma correlação fortíssima com os défices relacionais que aconteceram durante a pandemia com o isolamento e afastamento social, uso da máscara e o outro como ameaça. Percebemos de forma muito clara que precisamos de cidades mais resilientes e mais coesas com maior capital social, com maiores relações de confiança e de cuidado mútuo. Isso joga-se na qualidade das relações”, afirmou o responsável na mesma entrevista. Ao laboratório caberá a responsabilidade de aconselhar e dar dicas para que as relações entre os vários agentes melhorem.

Vila Nova de Gaia será a cidade piloto, mas o objetivo passa por expandir este projeto a outras regiões dentro e fora do país. Da Gaiurb sairá o conhecimento sobre o ambiente urbano. Do IPAV sairá a experiência no desenvolvimento de políticas colaborativas e integradas. O protocolo entre as duas entidades foi assinado a 17 de novembro, na Casa dos Ferradores.