escolas
Notícias e Destaques 08 Set 2023 Gaia quer alterar a forma como os alunos se deslocam às escolas Plano de Mobilidade Escolar vai analisar padrões para implementar ações

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia quer transformar o modo como os alunos do concelho se deslocam às escolas, através do desenvolvimento do denominado Plano de Mobilidade Escolar (PME). A intenção é uma só: levar a que cada vez mais crianças utilizem o transporte público, e não o automóvel, como forma de deslocação casa/escola. Deste modo, poderá proporcionar-se poupanças financeiras a pais e escolas, ajudar a resolver os problemas de estacionamento e de trânsito em redor dos estabelecimentos escolares e, ainda, reduzir a poluição e proporcionar benefícios de segurança e saúde.

O Município está, atualmente, a preparar a aquisição de serviços para a elaboração do PME, que pretende que seja um documento estratégico e orientador que ajude a identificar e diagnosticar os padrões de mobilidade da população escolar. Isto, através da definição de um conjunto de ações concertadas que contribuam para aumentar as deslocações em modos suaves e ativos e nos transportes públicos, bem como fomentar, de forma participativa, uma nova cultura de mobilidade junto de toda a comunidade escolar. O PME será desenvolvido em duas fases: a primeira será de análise e diagnóstico e a segunda de definição de objetivos, desenvolvimento do plano de ação e avaliação e monitorização. O projeto tem uma dotação ligeiramente superior a 89 mil euros.

Com este plano e as ações que dele resultem, a autarquia gaiense pretende contribuir, de forma decisiva, para a mudança de mentalidades que se anseia, atuando junto das camadas mais jovens da população enquanto verdadeiros propulsores desta transformação. Este é, aliás, o principal motor que origina a premente necessidade de desenvolver o PME, no sentido de aprofundar as matérias que originam tais comportamentos e, com medidas cirúrgicas, promover, por via das crianças e jovens, uma alteração de comportamentos.

Ainda neste âmbito, a Câmara Municipal de Gaia decidiu apresentar uma candidatura ao «Apoio ao Desenvolvimento de Estratégias de Melhoria da Mobilidade Escolar», uma das medidas do Fundo para o Serviço Público de Transportes, gerido pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes.  O objetivo passa por identificar soluções tipo que permitam incentivar padrões de mobilidade sustentável nas comunidades académicas, mas também pela avaliação do potencial de mudança, identificação de soluções que permitam contribuir para o aumento das deslocações em transporte público, a pé ou de bicicleta, bem como planos de mobilidade escolar. A taxa de comparticipação das despesas elegíveis é de 85%, num máximo de 60 mil euros por candidatura e de 100 mil euros por entidade beneficiária.