Gaia foi capital nacional do coração
Notícias e Destaques 29 Set 2022 Gaia foi capital nacional do coração Município associou-se à Fundação Portuguesa de Cardiologia

A Câmara Municipal de Gaia associou-se à Fundação Portuguesa de Cardiologia e foi a cidade anfitriã das celebrações associadas ao Dia Mundial do Coração, a 29 de setembro. A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, do presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Carrageta, do presidente da instituição no norte do país, João Lopes Gomes, e da atleta Rosa Mota.

A cerimónia de abertura foi também marcada pelo encerramento do programa «Gaia no Coração», com a entrega dos certificados dos formandos que realizaram a formação de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa e dos últimos nove desfibrilhadores automáticos externos a instalar nas escolas. Este programa resulta de uma parceria entre a Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que se iniciou em 2019, e que consistiu na instalação de 35 desfibrilhadores automáticos externos em 35 equipamentos municipais, e na respetiva formação de cerca de 240 trabalhadores.

"Este é um dia para manifestar um compromisso. O Município de Gaia tem tido a sorte de contar com a Fundação Portuguesa de Cardiologia para um conjunto de iniciativas para as quais não teríamos capacidade de fazer se não fosse o apoio da fundação. Quando decidimos iniciar um projeto de instalação de desfibrilhadores em todos os equipamentos municipais, fizemo-lo num sentido preventivo e dando corpo a uma obrigação social.  Avançamos com este projeto para garantirmos que no nosso Município fazíamos tudo o que estava ao nosso alcance para trabalhar este tema. O compromisso do dia de hoje é o de continuar. Acredito que esta seja uma área de intervenção à qual os poderes públicos têm de estar sempre disponíveis”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues.

Ao longo do dia, foram diversas as atividades desenvolvidas, como dois mass training de Suporte Básico de Vida (um no salão nobre e outro com alunos do Colégio Nossa Senhora da Bonança) , dois workshops (gestão de stress e um momento de performance e relaxamento), uma mega-aula de atividade física e uma aula de ioga. No final do dia, o edifício dos Paços do Concelho ficou iluminado de vermelho, como forma de assinalar esta data.