Gaia financia aquisição de viaturas 100% elétricas para IPSS
Notícias e Destaques 29 Abr 2022 Gaia financia aquisição de viaturas 100% elétricas para IPSS Programa «IPSS + Verde» será votado na próxima reunião de Câmara

A Câmara Municipal de Gaia vai levar à próxima reunião do executivo, a 2 de maio, o programa municipal de apoio à renovação das frotas das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, financiando a aquisição, preferencialmente para substituição de veículos como reconhecido desgaste, por veículos 100% elétricos. Assim, cada IPSS de Vila Nova de Gaia pode candidatar-se ao programa «IPSS + Verde», para aquisição de uma viatura. Os carros devem ser 100% elétricos e a autarquia pagará 90% do encargo total. Os valores podem ir até 22.500 euros no caso de viaturas ligeiras de mercadorias ou de passageiros ou até 27.000 euros para viaturas ligeiras de nove lugares. Estão excluídos deste programa veículos com peso bruto superior a 3,5 toneladas e máquinas pesadas.

Assim, "cria-se uma resposta que tem a virtualidade de ser financeiramente sustentável para as instituições, reduzindo enormemente os encargos com combustível e manutenção”, pode ler-se na referida proposta. É da responsabilidade das IPSS promover o registo das viaturas e as despesas inerentes, como seguros, manutenção, entre outras. Os veículos não podem ser comercializados no prazo mínimo de cinco anos, sob pena de restituição do valor integral ao Município. Por outro lado, as viaturas deverão ser devidamente identificadas com a logomarca de cada instituição e a inscrição do apoio municipal.

Este programa surge depois de, em 2021, a autarquia ter financiado, junto das juntas de freguesia e no âmbito do programa "Juntas + Verdes”, veículos 100% elétricos, numa iniciativa que tinha como principal objetivo assegurar apoio a estas autarquias locais na renovação das suas frotas automóveis.