Gaia celebrou a sua especial rede de voluntários
Notícias e Destaques 05 Dez 2022 Gaia celebrou a sua especial rede de voluntários Seminário deu a conhecer o trabalho desenvolvido pelo EMVIO

No âmbito do Dia Internacional do Voluntariado, a 5 de dezembro, o Município de Gaia organizou um encontro com o objetivo de reconhecer o empenho e a dedicação dos voluntários e entidades parceiras da Estrutura Municipal de Voluntariado Inclusivo e Orientado (EMVIO).

Vila Nova de Gaia apoia a visão do voluntariado como um mecanismo organizado para uma cidadania inteligente, participativa e multissetorial. A autarquia desenvolveu por isso - e porque considera de extrema importância para a construção de uma sociedade mais plena e consciente -, um voluntariado capaz de potenciar um plano de ação catalisador de oportunidades nesta área. Um voluntariado ajustado ao século XXI e a uma cidadania ativa numa cidade inteligente. Foi assim que nasceu a Estrutura Municipal de Voluntariado Inclusivo e Orientado, designada por EMVIO. O objetivo principal passa por aumentar o impacto do voluntariado a nível municipal através da execução de uma nova visão estratégica e de um novo plano de ação.

E foi nesse âmbito que se desenvolveu um seminário, no Centro Paroquial de Mafamude. Inicialmente, Ana Amorim, secretária executiva metropolitana, falou da dimensão da coesão territorial metropolitana nas práticas do voluntariado. Seguiu-se Filipa Prisco, da Pista Mágica, que deu a conhecer o projeto V17 – Voluntariado sem fronteiras em Vila Nova de Gaia. A sessão terminou com a partilha de testemunhos de voluntários e entidades parceiras do EMVIO.

Os interessados em fazer parte da imensa rede de voluntariado do concelho devem consultar as informações disponíveis no site institucional do Município de Gaia.